Energia imparcial

Postado em Atualizado em

Aqueles que não acreditam que há uma energia conhecida como kamma devem entender que essa energia kâmmica não é um subproduto de qualquer religião em particular, embora Hinduísmo, Buddhismo e Jainismo reconheçam e expliquem a natureza dessa energia. Essa é uma lei universal existente que não carrega consigo qualquer rótulo religioso. Todos aqueles que violam tal lei, devem enfrentar as consequências independentemente de suas crenças religiosas; e aqueles que vivem de acordo com essa lei experienciam paz e felicidade em suas vidas. Dessa forma, essa lei kâmmica não favorece essa ou aquela pessoa, acreditem ou não em tal lei, caso tenham ou não uma religião. É como qualquer outra lei universal existente. O kamma não é uma propriedade exclusiva do Buddhismo.

Se entendermos kamma como uma força ou uma forma de energia, então poderemos perceber que não há nenhum começo. Perguntar onde está o começo do kamma é como perguntar onde está o começo da eletricidade. O kamma, tal como a eletricidade, não tem começo. Ele surge de acordo com certas condições. Convencionalmente, dizemos que a origem do kamma é a volição, mas é isso tão convencional quanto dizer que a origem de um rio é o topo de uma montanha.

Como as ondas do oceano que fluem umas após as outras, uma unidade de consciência flui uma após a outra e este confluir de uma consciência de pensamento em outra é chamado de funcionamento do kamma. Em resumo, cada ser vivo, de acordo com o Buddhismo, é uma corrente elétrica de vida que opera o interruptor automático do kamma.

O kamma, sendo uma forma de energia, não é encontrado em nenhum lugar nessa consciência ou nesse corpo passageiros. Como mangas que não ficam depositadas em nenhum lugar em uma mangueira, mas que brotam dependentes de certas condições, assim é o kamma. O kamma é como o vento ou o fogo. Não é armazenado em lugar nenhum no Universo, mas surge de acordo com certas condições.

2 comentários em “Energia imparcial

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    28 setembro, 2010 às 10:28 am

    […] Energia Imparcial […]

    […] Energia Imparcial […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s