Classificação do Kamma

Postado em Atualizado em

O kamma é classificado de quatro formas, a saber:

1. tempo em que o efeito ocorre;
2. função (kicca);
3. prioridade do efeito;
4. lugar no qual os efeitos kammicos ocorrem.

Há ações morais e imorais que podem produzir seus efeitos respectivos nesta própria vida. São chamadas de ‘imediatamente efetivas – dittha dhamma vediniya kamma’. Se não operam nesta vida, tornam-se ‘inefetivas – ahosi’.

Existem algumas ações que podem produzir seus efeitos numa vida subsequente. São denominadas ‘subsequentemente efetivas – upapajja vedaniya kamma’. Também se tornam inefetivas se não funcionam no segundo nascimento.

Aquelas ações que podem produzir seus efeitos em qualquer vida no curso da perambulação pelo samsara são conhecidas como ‘indefinidamente efetivas – aparapariya vedaniya kamma’.

Esta classificação do kamma é feita com referência ao tempo em que os efeitos ocorrem.

Há quatro classes de kamma de acordo com a função (kicca).

Cada nascimento é condicionado por kammas passados bons e maus que predominam no momento da morte. O kamma que condiciona o nascimento futuro é chamado de ‘reprodutor – janaka kamma’.

Agora outro kamma pode aparecer para assistir ou manter a ação desse kamma reprodutor. Assim como esse kamma tem a tendência de fortalecer o kamma reprodutor, outras ações podem aparecer que tendem a enfraquecer ou interromper a fruição do kamma reprodutor. Tais ações são respectivamente chamadas de ‘sustentadoras – upatthambhaka kamma’ e ‘opositoras – upapidaka kamma’.

De acordo com a lei do kamma, a energia potencial do kamma reprodutor poderia ser anulada por um kamma opositor mais poderoso do passado, o qual, buscando por uma oportunidade, poderia inespedamente operar, assim como uma poderosa força opositora pode impedir a trajetória de uma flecha fazendo-a sucumbir ao chão. Tal ação é chamada de ‘destrutiva – upaghataka kamma’, pois é mais efetiva que o kamma sustentador ou opositor no sentido de que não apenas obstrui, mas também destrói toda a força.

2 comentários em “Classificação do Kamma

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    28 setembro, 2010 às 10:28 am

    […] Classificação do Kamma […]

    […] Classificação do Kamma […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s