O Futuro Buddha

Postado em Atualizado em

“Não sou o primeiro Buddha a surgir nesta terra; nem serei o último. Previamente, existiram muitos Buddhas que apareceram neste mundo. No devido tempo, outro Buddha surgirá neste mundo dentro neste ciclo mundial”.

Quando o Buddha estava prestes a morrer, o Venerável Ananda e muitos outros discípulos choraram. O Buddha disse: ‘Basta, Ananda. Não se permita ficar agitado. Não chore. Já não havia lhe dito que é da natureza das coisas que elas desapareçam? Devemos nos separar de tudo que nos é próximo e querido. A pessoa tola concebe sua idéia de ‘eu’; o homem sábio vê que não há base sobre a qual construir o ‘eu’. Dessa forma, o homem sábio possui uma concepção correta a respeito do mundo. Ele compreenderá que todas as coisas compostas se dissolverão mais uma vez; mas a Verdade sempre permanecerá’.

Prosseguiu o Buddha: ‘Por que devo preservar este corpo quando o corpo da lei excelente irá continuar? Estou decidido. Completei meu propósito e fiz o trabalho que me propus. Ananda, por um longo período você tem estado perto de mim em pensamentos, palavras e atos de muito amor imensuráveis. Você trabalhou bem, Ananda. Seja diligente nos esforços e você também, brevemente, se libertará das prisões! Você será livre da sensualidade, da ilusão e da ignorância’. Suprimindo suas lágrimas, Ananda disse ao Buddha: ‘Quem nos ensinará quando o Senhor tiver partido?’ E o Buddha o instruiu a respeito de considerar Seu Ensinamento como o Mestre.

O Buddha prosseguiu ainda: ‘Não sou o primeiro Buddha a surgir nesta terra; nem serei o último . No devido tempo, outro Buddha surgirá neste mundo, um Valoroso, um Supremamente Iluminado, dotado de sabedoria, conduta auspiciosa, conhecedor do universo, incomparável líder dos homens, um mestre de devas e homens. Ele revelará as mesmas Verdades Eternas que ensinei a vocês. Ele proclamará uma vida religiosa, totalmente perfeita e pura; tal como eu agora a proclamo’.

Como o conheceremos?’, perguntou Ananda. O Buddha respondeu: ‘Ele será conhecido como Metteya (skr. Maitreya), que significa bondade ou amizade’.

Os buddhistas acreditam que as pessoas que no presente têm feito ações meritórias levando uma vida religiosa terão uma chance de renascerem como seres humanos no tempo do Buddha Metteya e obterão um Nibbāna idêntico ao do Buddha Gautama. Dessa maneira, encontrarão a salvação por meio da orientação de Seu Ensinamento. Seu Ensinamento será uma esperança de um futuro remoto para todos. Entretanto, de acordo com o Buddha, as pessoas devotas religiosas podem obter a benção nibbanica a qualquer momento se realmente trabalharem para isso, seja um Buddha aparecendo ou não.

‘Tanto quanto meus discípulos levarem uma pura vida religiosa, o mundo nunca estará vazio de Arahants’. Maha Parinibbāna Sutta

2 comentários em “O Futuro Buddha

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    15 março, 2011 às 8:42 am

    […] O Futuro Buddha […]

    rosana ramos philippi disse:
    21 abril, 2011 às 11:15 pm

    Se o passado não existe mais, se o presente é uma ilusão, se o futuro é uma miragem; ai de nós se vivermos na expectativa. Certeza sem fim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s