A Lei da Originação Dependente – 5

Postado em Atualizado em

Uma vez que a Consciência de re-ligação ocorreu, a vida começa mais uma vez. Dependendo da Consciência, surge Mente e Matéria, ou seja, um novo ‘ser’ nasce. Por haver Mente e Matéria, surgem os seis Órgãos Sensoriais (o sexto sentido é a própria mente). Com o surgimento dos Órgãos Sensoriais, surge o Contato. Contato com o quê? Contato com as visões, sons, cheiros, sabores, objetos táteis e objetos mentais.

Essas visões, sons, cheiros, sabores, objetos táteis e objetos mentais podem ser belos, prazerosos e tentadores. Por outro lado, eles podem ser feios e repugnantes. Portanto, dependendo do Contato surgem as Sensações: sentimentos que são agradáveis, desagradáveis ou neutros. Por causa desses sentimentos, as leis de atração (cobiça) e repulsão (aversão) são colocadas em movimento. Os seres são naturalmente atraídos por objetos agradáveis e repelidos por objetos desagradáveis. Como um resultado das Sensações, o Desejo surge. Uma pessoa deseja e tem sede por formas que são belas e tentadoras; por sons que são belos e tentadores; sabores, cheiros, toques e objetos que a mente considera belos e tentadores. Desses Desejos, ele ou ela desenvolve um forte Apego aos objetos desejáveis (ou fortemente rejeita o objeto repulsivo). Agora devido a esse Apego e agarrar, a próxima vida é condicionada e surge o Vir-a-Ser. Em outras palavras, o processo de Vir-a-Ser é colocado em movimento pelo Apego.

O próximo elo nessa cadeia da Originação Dependente é que o Vir-a-Ser condiciona o surgimento do Nascimento. E, finalmente, dependente do Nascimento surge o Envelhecimento e a Morte, seguida pelo Pesar, Lamento, Dor, Tristeza e Desespero.

Um comentário em “A Lei da Originação Dependente – 5

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    28 setembro, 2010 às 10:30 am

    […] A Lei da Originação Dependente – 5 […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s