A Lei da Originação Dependente – 6

Postado em Atualizado em

O processo pode ser cessado se a fórmula for tomada em ordem reversa: através da completa cessação da ignorância (pelo cultivo do insight e do ver a natureza verdadeira de todos os fenômenos), atividades volitivas ou formações kammicas cessam; através da cessação das atividades volitivas, a consciência cessa; … através da cessação do nascimento, os outros fatores do envelhecimento, morte, pesar, etc. cessam. Portanto, é possível se libertar da roda dos nascimentos por meio da erradicação da ignorância.

Para reiterar o que foi mencionado anteriormente, essa doutrina da Originação Dependente meramente explica o processo de Nascimento e Morte, e não é uma teoria da evolução do mundo. Ela trata da Causa do Re-nascer e do Sofrimento, mas de nenhuma forma tenta mostrar a absoluta Origem da Vida. A ignorância na Originação Dependente é a ignorância das Quatro Nobres Verdades. É muito importante entendermos as Quatro Nobres Verdades, pois é a ignorância de tais Verdades que nos aprisionou no ciclo interminável de nascimento e morte.

De acordo com o Buddha, Ele afirmou a Ananda: ‘É por não serem capazes de compreender a Originação Dependente, que as pessoas ficam enredadas como uma bola de algodão, e não são capazes de ver a Verdade; são sempre aflitas pelo pesar; e nascem frequentemente em condições lamentáveis e horríveis, onde a confusão e o sofrimento prolongado prevalecem. E não sabem como se desembaraçar para escapar disso’.

Anúncios

Um comentário em “A Lei da Originação Dependente – 6

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    28 setembro, 2010 às 10:30 am

    […] A Lei da Originação Dependente – 6 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s