A Lei da Originação Dependente – 3

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No Dhamma estamos interessados em conhecer como o princípio da Originação Dependente é aplicado ao problema do sofrimento e do renascimento. A questão é como a Originação Dependente pode explicar porque ainda giramos no Samsara, ou explicar o problema do sofrimento e como podemos nos livres dele. Não tem como objetivo ser uma descrição da origem ou da evolução do universo. Portanto, não devemos nos enganar pensando que a Ignorância, o primeiro fator mencionado na Originação Dependente, é a primeira causa. Uma vez que tudo surge devido a algumas causas precedentes, não pode haver uma primeira causa.

De acordo com a Lei da Originação Dependente, há doze fatores responsáveis pela continuidade da existência, nascimento após nascimento. São eles:

1. Por meio da ignorância, as ações volitivas ou formações do kamma são condicionadas;
2. Por meio das ações volitivas, a consciência é condicionada;
3. Por meio da consciência, os fenômenos mentais e físicos são condicionados;
4. Por meio dos fenômenos mentais e físicos, as seis faculdades (i.e., cinco órgãos sensoriais físicos e a mente) são condicionadas;
5. Por meio das seis faculdades, o contato (sensorial e mental) é condicionado;
6. Por meio do contato (sensorial e mental), a sensação é condicionada;
7. Por meio da sensação, o desejo (a ‘sede’), é condicionado;
8. Por meio do desejo (‘sede’), o apego é condicionado;
9. Por meio do apego, o processo do vir-a-ser é condicionado;
10. Por meio do processo do vir-a-ser, o nascimento é condicionado;
11. Por meio do nascimento, o envelhecimento, morte, pesar, lamento, dor, tristeza e desespero são condicionados.

2 comentários em “A Lei da Originação Dependente – 3

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    28 setembro, 2010 às 10:30 am

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