O Nobre Caminho Óctuplo – O Caminho do Meio
Este é o Caminho que leva a uma vida religiosa pura sem ir a extremos
Um aspecto notável do Ensinamento do Buddha é o Caminho Óctuplo, que deve ser adotado como um nobre modo de vida. Outro nome para o Caminho Óctuplo é o Caminho do Meio. O Buddha aconselhou Seus seguidores a seguirem tal Caminho a fim de evitar os extremos dos prazeres sensuais e da automortificação. O Caminho do Meio é um modo de vida correto que não defende a aceitação de decretos feitos por alguém fora de nós mesmos. Uma pessoa pratica o Caminho do Meio, guia para a conduta moral, não por medo de qualquer agente sobrenatural, mas por reconhecer o valor intrínseco em seguir tal ação. Ele ou ela escolhe esta disciplina auto-imposta com um objetivo definido em mente: a autopurificação.
O Caminho do Meio é um curso planejado de cultura e progresso internos. Uma pessoa pode ter um progresso real em retidão e insight seguindo esse Caminho, mesmo sem se engajar em adorações externas e rezas. De acordo com o Buddha, qualquer um que viva de acordo com o Dhamma será guiado e protegido por essa própria Lei universal. Quando uma pessoa vive de acordo com o Dhamma, ele ou ela viverá também em harmonia com a lei universal.
Todo buddhista é encorajado a moldar sua vida de acordo com o Nobre Caminho Óctuplo tal como ensinado pelo Buddha. Aquele que molda sua vida de acordo com esse nobre caminho de vida será livre das misérias e calamidades, tanto nessa vida como na próxima. Ele também será capaz de desenvolver a mente por meio da restrição em relação ao mal e observação da moralidade.
O Caminho Óctuplo pode ser comparado a um mapa de estrada. Assim como um viajante precisará de um mapa para chegar a um destino, nós todos precisamos do Caminho Óctuplo, o qual nos mostra como atingir o Nibbana, o objetivo final da vida humana. Para atingir o objetivo final, há três aspectos do Caminho Óctuplo a serem desenvolvidos pelo devoto. Ele deve desenvolver Sila (moralidade), Samadhi (Cultura Mental) e Pañña (Sabedoria). Ainda que esses três devam ser desenvolvidos simultaneamente, a intensidade de cada área deve ser praticada variadamente de acordo com o próprio desenvolvimento espiritual de cada um. Um devoto deve primeiro desenvolver sua moralidade, isto é, suas ações devem trazer o bem aos outros seres vivos. Isso ele faz aderindo fielmente aos preceitos de abstenção de matar, caluniar, roubar, ficar intoxicado ou inebriado pela paixão. À medida que desenvolve a moralidade, sua mente se tornará mais facilmente controlada, capacitando-o a desenvolver seus poderes de concentração. Finalmente, com o desenvolvimento da concentração, a sabedoria surgirá.
20 dezembro, 2010 às 8:04 am
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22 dezembro, 2010 às 9:08 am
É sempre bom reler este preceito. Ajuda a relembrar o bem como compensação em si mesmo e a puxar o freio das influências nem sempre positivas, ou na maioria das vezes, noscivas ao desenvolvimento espiritual.
Obrigado pelo email
11 setembro, 2012 às 6:32 pm
em minha opinião eu gostei de site deu informações que eu precisava muito obrigada…..
28 abril, 2014 às 8:40 am
[…] nasce, natural e necessariamente, um dever. É nesse sentido que por vezes traduzo os fatores do Óctuplo Caminho não com a palavra comumente usada, ‘correta’ (compreensão correta, intenção correta, […]
21 novembro, 2016 às 9:52 am
[…] NoQueOsBuddhistasAcreditam: O Nobre Caminho Óctuplo – O Caminho do Meio […]