Quem é um Bodhisatta? – 2

Postado em Atualizado em

Os buddhistas theravada não adotam a crença de que todos devem se esforçar para se tornar um Buddha como forma de atingir o Nibbana. Entretanto, a palavra ‘Bodhi’ é usada para referir às qualidades de um Buddha, Pacceka-Buddha e Arahant em expressões como Samma Sambodhi, Pacceka Bodhi e Savaka Bodhi. Além disso, muitos dos Buddhas mencionados na escola Mahayana não são Buddhas históricos e, portanto, não é dada a eles muita atenção pelo buddhistas theravada. A noção de que certos Buddhas e Bodhisattas estão esperando no Sukhavati (Terra Pura) por aqueles que rezam para eles é uma noção bem estrangeira aos Ensinamentos fundamentais do Buddha. É dito que certos Bodhisattas permanecem voluntariamente no Sukhavati, sem obter eles mesmos a Iluminação, até que todos os seres vivos estejam salvos. Dada a magnitude do universo e o número infinito de seres escravizados pela ignorância e pelo desejo egoísta, isso é claramente uma missão impossível, pois não pode haver fim ao número de seres em todo o universo.

Deve um Bodhisatta ser sempre um buddhista? Podemos encontrar entre os buddhistas alguns Bodhisattas que se sacrificam e são constantemente amorosos. Por vezes podem nem mesmo estar conscientes de suas aspirações superiores, mas instintivamente se esforçam muito para servir aos outros e cultivar suas puras qualidades. Ainda assim, Bodhisattas não são encontrados somente entre os buddhistas, mas possivelmente entre os de outras religiões também. As estórias dos Jatakas, as quais relatam estórias prévias de nascimentos do Buddha, descrevem as famílias e formas de existência assumidas pelo Bodhisatta. Algumas vezes nasceu como um animal. É difícil de acreditar que Ele possa ter nascido numa família buddhista em cada um de suas vidas. Mas não importa em que forma tenha nascido ou em que família, Ele invariavelmente se esforçou duramente para desenvolver certas virtudes. Sua aspiração para obter a perfeição, de vida em vida, até Seu nascimento final quando emergiu como um Buddha, é a qualidade que claramente distingue um Bodhisatta dos outros seres. O que é importante aqui não é o rótulo ‘Bodhisatta’, mas as grandes virtudes comuns a todos.

A crença de algumas pessoas de que os Bodhisattas existem em um sistema mundial particular, como algum tipo de seres divinos, não é consistente com o ensinamento do Buddha. Os Bodhisattas existem em qualquer parte do mundo pelo cultivo das grandes virtudes e dos preceitos, de maneira a obter a iluminação. Geralmente o fazem como seres humanos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s