Mensagem Para Todos – 2

Postado em Atualizado em

Nos últimos vinte e cinco séculos desde o aparecimento do Buddha muitas mudanças ocorreram nesse mundo. Reinos surgiram e decaíram; nações prosperaram e pereceram. E o mundo hoje se esqueceu de muitas dessas civilizações do passado. Mas o nome do Buddha permanece vivo e fresco nas mentes de milhões de pessoas atualmente. O Reino da Corretude que Ele construiu, continua forte e firme. Embora muitos templos, pagodes, imagens, bibliotecas e outros símbolos religiosos erigidos em Sua homenagem tenham sido, de tempos em tempos, destruídos por fanáticos religiosos, Seu Nobre Nome imaculado e a mensagem que Ele proferiu permanecem nas mentes das pessoas que compreendem.

O Buddha ensinou que a maior conquista não é a subjugação de outros, mas de si mesmo. Ele ensinou, no ‘Dhammapada’, que ‘Mesmo que um homem conquiste dez mil homens numa batalha, aquele que somente conquista a si mesmo é o maior dos conquistadores’.

Talvez o melhor exemplo de como a gentil mensagem do Compassivo é capaz de reabilitar o mais selvagem dos homens seja o caso do Imperador Asoka. Cerca de duzentos anos após o Buddha, esse rei empreendeu sangrentas batalhas através da Índia e causou grande angústia e medo. Mas quando abraçou o Dhamma, ele se arrependeu de todo o mal que havia feito. Lembramos e honramos hoje esse imperador porque após sua conversão ao caminho da paz, ele embarcou em outra batalha: uma batalha para trazer a paz à humanidade. Ele provou sem dúvida que o Buddha estava certo quando afirmou que a verdadeira grandeza brota do amor, não do ódio; da humildade, não do orgulho; da compaixão, não da crueldade.

A conversão do Imperador Asoka, da crueldade para a bondade, foi tão completa que ele proibiu até mesmo a matança de animais em seu reino. Ele percebeu que seus súditos roubavam por causa da necessidade e começou a reduzir a carência em seu reino. Mas acima de tudo, ele instruiu os seguidores do Buddha a se lembrar do ensinamento do Mestre de nunca forçar suas crenças sobre outros que eram leais a outros líderes religiosos. Em outros casos ouvimos de reis que, após a conversão, dirigiram sua sede de sangue espalhando sua nova religião pela espada! Somente o Buddhismo pode se orgulhar de um rei que nunca foi igualado em tamanha grandeza antes ou desde então.

Os Ensinamentos do Buddha foram introduzidos de maneira que as sociedades pudessem ser educadas e civilizadas, vivendo em paz e harmonia. Todos os problemas mais difíceis da vida podem ser melhor entendidos se apenas tentarmos aprender e praticar Seus ensinamentos. A abordagem do Buddha aos problemas e sofrimento da humanidade é direta e sem rodeios.

O Buddha foi o maior conquistador que o mundo já viu. Ele conquistou o mundo com Suas armas infalíveis de amor e de verdade. Seu Ensinamento ilumina o Caminho para a humanidade cruzar desde o mundo da escuridão, ódio e sofrimento, para um novo mundo de luz, amor e felicidade.

3 comentários em “Mensagem Para Todos – 2

    rosana ramos philippi disse:
    20 abril, 2011 às 12:32 pm

    Estou em estado de imensa gratidão por ter a oportunidade de ler essa publicação.

    Gasshô.

    dhanapala respondido:
    21 abril, 2011 às 6:42 am

    Ficamos muito felizes, Rosana, por sua apreciação!

    Willian Oliveira Dos Santos disse:
    22 julho, 2012 às 8:36 pm

    me cansei da religião… do medo,,, dos julgamentos. Se nos julgarmos a nós mesmos, não teremos a necessidade de ser julgados por ninguém… preciso iluminar os meus caminhos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s