Que é o Buddhismo?

Postado em Atualizado em

Todas as outras religões dizer ter se originado no céu e descido para a terra. O Buddhismo se originou de uma mente Iluminada nesta terra e transcendeu os céus

Que é o Buddhismo? Essa pergunta é indagada por muitas pessoas que frequentemente perguntam se o Buddhismo é uma filosofia, uma religião ou um modo de vida. A resposta simples é que o Buddhismo é vasto e profundo demais para ser enquadrado em qualquer simples categoria mundana. Claro, o Buddhismo inclui filosofia, religião e modo de vida. Mas o Buddhismo vai além dessas categorias.

As categorias ou rótulos dados ao Buddhismo são como sinais que indicam o conteúdo do que está disponível. Se compararmos o Buddhismo com uma farmácia, ficará claro que os anúncios lá dispostos não curam uma pessoa de sua doença. Você toma o medicamento para se curar, sem se apegar ao rótulo. Da mesma forma, se o Ensinamento do Buddha é efetivo, então o use, e não se apegue ao rótulo ou sinal. O Buddhismo não pode ser forçado a se encaixar numa categoria única ou ser limitado a nenhuma marca.

Pessoas vivendo em épocas e lugares diferentes deram vários rótulos e interpretações ao Buddhismo. Para algumas pessoas, o Buddhismo pode parecer apenas como uma massa de práticas supersticiosas. Para outro grupo de pessoas, o Buddhismo pode ser um rótulo conveniente para ser utilizado para ganhos temporais. Para outro grupo, está ultrapassado. Para ainda outro grupo, o Buddhismo é um sistema significativo de pensamento que interessa apenas aos intelectuais. Para alguns outros, ele é uma descoberta científica. Para o buddhista piedoso e devoto, o Buddhismo abrange toda sua vida, é a realização de todas as suas aspirações materiais e espirituais. Nesse sentido podemos dizer que o Buddhismo é um nobre modo de vida.

Alguns intelectuais vêem o Buddhismo como um produto de seu ambiente indiano ou como um crescimento excessivo de algum outro tipo de ensinamento religioso indiano. Essa posição não é totalmente precisa. O Buddhismo nada mais é que a Nobre Verdade Absoluta. É uma abordagem intelectual da realidade. Entretando, a realização do Buddha sobre os problemas universais não veio a partir de um processo puramente intelectual ou racional, mas por meio do desenvolvimento mental e da purificação. A posição intelectual remanescente da atitude científica certamente faz do Buddha alguém absolutamente único dentre os mestres religiosos de todos os tempos. Claro, o alto padrão de inquirição intelectual e esforço ético, prevalecente naquela época na Índia, serviu de condição primária para a reemergência da luz do Dhamma desde a escuridão do esquecimento. Milhares de anos de desenvolvimento religioso e filosófico deixaram no solo intelectual da Índia um rico e fértil depósito de idéias e ideais que formaram o melhor ambiente possível a partir do qual as sementes do Dhamma pudessem brotar e florescer. Grécia, China, Egito e a Babilônia, apesar de toda sutileza de pensamento, não atingiram a mesma qualidade de visão que os sábios residentes nas florestas e montanhas da Índia. O germe da Iluminação que nasceu, como uma semente alada vinda de campos distantes, de mundos no espaço e tempo infinitamente distantes do nosso – esse próprio germe de Iluminação encontrou crescimento e desenvolvimento no canto nordeste da Índia. Esse próprio germe de Iluminação encontrou sua completa expressão na experiência do homem, Gotama Buddha. A fonte de todo o Buddhismo é esta experiência que é chamada de ‘Iluminação’. Com essa experiência de Iluminação, o Buddha começou Seu Ensinamento, não com crenças ou mistérios dogmáticos, mas com uma experiência válida e universal, que Ele ofereceu ao mundo como verdade universal. Assim sendo, a definição mais precisa para o Buddhismo é ‘Nobre Verdade’. Lembremo-nos de que o Buddha não ensinou a partir de teorias. Ele sempre ensinou a partir de um ponto de vista prático baseado em Seu entendimento, Sua Iluminação e Sua realização da Verdade. Ele constantemente exortou Seus seguidores a verem as ‘coisas como realmente são’.

7 comentários em “Que é o Buddhismo?

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    15 março, 2011 às 8:42 am

    […] Que é o Buddhismo? […]

    rosana ramos philippi disse:
    21 abril, 2011 às 11:42 pm

    Nós somos Um com Buddha, com o céu e com a terra. Unidade sem fim.

    Yara Maria Santos disse:
    2 fevereiro, 2012 às 11:11 am

    Adorei a página toda, vou ficar atenta, sempre procuranhdo aprender mais sobre o Budismo. á muitos anos digo que sou budista,mas pouco sei sobre essa filosofia.

    dhanapala respondido:
    2 fevereiro, 2012 às 2:33 pm

    Obrigado pela visita, Yara!

    Iza Zumak disse:
    21 junho, 2015 às 9:06 pm

    Gostei mt do material disponível aqui. Quem organizou produziu essa página está de parabéns!

    admin disse:
    22 junho, 2015 às 8:33 am

    Obrigado Iza!

    O que é o Budismo? Quem é o Buda? « Olhar Budista disse:
    24 agosto, 2016 às 7:51 pm

    […] NoQueOsBuddhistasAcreditam: Que é o Buddhismo? – 1 […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s