O Impacto do Buddhismo na Civilização

Postado em Atualizado em

O Buddhismo permanece hoje como uma grande força civilizadora no mundo moderno. Como força civilizadora, o Buddhismo desperta o autorespeito e o sentimento de responsabilidade própria em incontáveis pessoas e estimula a energia de muitas nações. Ele incentiva o progresso espiritual estimulando os poderes de pensamento dos seres humanos. Ele promove nas pessoas o senso da tolerância por se manter livre da estreiteza e fanatismo religioso e nacional. Ele domestica o selvagem e refina os cidadãos para serem claros e sóbrios na mente. Em resumo, o Buddhismo produz o sentimento de autoconfiança ensinando que todo o destino da humanidade está em suas próprias mãos, e os próprios seres humanos possuem a faculdade para desenvolver sua energia e insight a fim de alcançar o objetivo mais alto.

Por mais de dois mil anos o Buddhismo satisfez as necessidades espirituais de aproximadamente um quinto da humanidade. Hoje, o apelo do Buddhismo é tão forte como nunca. Os Ensinamentos do Buddha permanecem entre os recursos espirituais mais ricos da humanidade porque erguem o esforço humano para um nível mais alto, além de uma mera dedicação às insaciáveis necessidades e apetites do homem. Por causa da amplitude de perspectiva, a visão do Buddha a respeito da vida tem uma tendência para atrair intelectuais que exauriram sua busca individual por significado. Entretanto, o fruto da visão do Buddha é algo mais que uma ginástica intelectual ou um consolo para a fraca intelectualidade. O Buddhismo não encoraja a especulação verbal e a argumentação como fins em si mesmos.

O Buddhismo é prático, racional e oferece uma visão realista da vida e do mundo. Ele não estimula as pessoas a viverem num paraíso de tolos, nem amedronta e tortura o povo com todo tipo de medos e sentimentos de culpa imaginários. A atitude buddhista em relação às outras religiões é notável. Ao invés de converter os seguidores de outras religiões para o Buddhismo, os buddhistas podem encorajá-los a praticar suas próprias religiões, pois os buddhistas nunca pensam que os seguidores de outras religiões são pessoas más. O Buddhismo nos diz exata e objetivamente o que somos e o que é o mundo à nossa volta, e nos mostra o caminho para a perfeita liberdade, paz, tranquilidade e felicidade.

Um comentário em “O Impacto do Buddhismo na Civilização

    […] This post was mentioned on Twitter by centronalanda, andré britto. andré britto said: RT @centronalanda "Ao invés de converter seguidores de outras religiões, os buddhistas podem encorajá-los a… http://fb.me/U14y7Jcr […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s