A contribuição buddhista para a humanidade

Postado em Atualizado em

Como religião o Buddhismo serviu às esperanças e aspirações da humanidade; incentivou um recomendável modo de vida ao organismo social e um espírito comunitário marcado pelo esforço na direção da paz e do contentamento. Esteve na vanguarda do bem-estar humano.

Mesmo na política o Buddhismo foi reconhecido em muitas ocasiões como um exemplo significativo de tratamento justo, procedimento democrático e consideração pelos valores básicos morais. O Buddhismo forneceu atitudes refinadas e éticas entre os povos que o adotaram de uma forma ou de outra.

De fato, o imenso potencial do Buddhismo não foi realizado por muitos que o adotaram, mas somente numa limitada extensão. A capacidade do ensinamento do Buddha de aumentar o potencial geral e pessoal de um indivíduo foi ofuscada pelas contribuições do Buddhismo à arte e literatura. Mas um aspecto do Buddhismo que permaneceu de fundamental importância por toda a história é seu claro racionalismo. A razão, ainda que frequentemente superada pelo arrependimento de todos, é algo que pertence à humanidade, destinada a civilizá-la, não importando o quão obscurecida por outras facetas da natureza humana como as emoções. O Buddhismo continuará a exortar o homem a ser um ser racional, regido pela cabeça, mas dando a devida consideração também ao coração.

A contribuição do Buddha ao progresso social e espiritual da humanidade foi tão notável que Sua mensagem, a qual se espalhou por todo o mundo, ganhou o amor e a afeição das pessoas de uma forma sem precedentes. É importante notar que o Buddhismo não escolhe as pessoas através de uma perseguição a elas para se converterem com promessas celestiais. São as pessoas que escolhem o Buddhismo.

2 comentários em “A contribuição buddhista para a humanidade

    Lucía disse:
    4 fevereiro, 2011 às 8:31 am

    Estou encantada com o blog e o livro. Aguardo ansiosamente os próximos post. Obrigada!

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    15 março, 2011 às 8:43 am

    […] A contribuição buddhista para a humanidade […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s