Duas Principais Escolas de Buddhismo – 2

Postado em Atualizado em

Alguns têm a visão de que o Theravada é egoísta porque ensina que as pessoas devem buscar sua própria salvação. Mas como uma pessoa egoísta pode obter a Iluminação? Ambas as escolas aceitam os três Yana ou Bodhi, e consideram o ideal Bodhisatva como o mais sublime. O Mahayana criou muitos Bodhisatvas místicos enquanto que o Theravada acredita que um Bodhisatva não é um ser vivo sobrenatural, mas uma pessoa entre nós que dedica toda sua vida ao atingimento da perfeição, e derradeiramente se torna um Buddha completamente Iluminado para o bem-estar e felicidade do mundo.

Os termos Hinayana (Pequeno Veículo) e Mahayana (Grande Veículo) não estão presentes na literatura Theravada em pali. Eles não são encontrados no Cânon Pali (Tipitaka) ou nos comentários do Tipitaka.
O Buddhismo Theravada geralmente segue as tradições religiosas ortodoxas que prevaleceram na Índia a dois mil e quinhentos anos atrás. Performam seus serviços religiosos na língua pali, e também esperam atingir o objetivo final (Nibbana) se tornando um Supremo Buddha Iluminado, um Pacceka Buddha ou um Arahant. A maioria de seus seguidores prefere o Estado de Arahant. Buddhistas no Sri Lanka, Myanmar (Birmânia) e Thailândia pertencem a essa escola. Suas práticas estão de acordo com os costumes e tradições dos países onde vivem. Mahayanistas performam seus serviços religiosos em sua língua materna. Esperam atingir o objetivo final (Nibbana) se tornando Buddhas. Por isso homenageiam tanto o Buddha como os Bodhisatvas (aqueles destinados a se tornarem um Buddha) com o mesmo respeito. Buddhistas na China, Japão e Coréia pertencem a essa escola.

A maioria dos que vivem no Tibet e Mongólia seguem outra escola do Buddhismo que é conhecida como Vajrayana. De acordo com acadêmicos buddhistas essa escola se inclina mais para a denominação Mahayana.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s