Abhidhamma Pitaka

Postado em Atualizado em

Para um pensador profundo, o Abhidhamma é a coleção mais importante e interessante, pois contém a filosofia e psicologia profunda do ensinamento do Buddha, em contraste com os discursos iluminados, mas convencionais, do Sutta Pitaka.

No Sutta Pitaka se encontra frequentemente referências ao indivíduo, ser, etc, mas no Abhidhamma, ao invés de tais termos convencionais, encontramos termos últimos, tais como agregados, mente, matéria, etc.

No Sutta é encontrado o Vohara Desana (Ensinamento Convencional), enquanto que no Abhidhamma é encontrado o Paramattha Desana (Doutrina Derradeira). No Abhidhamma tudo é analisado e explicado em detalhes, e por isso é chamado de doutrina analítica (Vibhajja Vada). Quatro coisas derradeiras (paramattha) são enumeradas no Abhidhamma. Elas são: Citta (consciência), Cetasika (concomitantes mentais), Rupa (matéria) e Nibbana.

O assim chamado ‘ser’ é microscopicamente analisado e suas partes componentes são minuciosamente descritas. Por fim, o objetivo último e o método para atingi-lo são explicados com todos os detalhes necessários.

O Abhidhamma Pitaka é composto das seguintes obras:

1. Dhamma-Sangani (Enumeração dos Fenômenos)
2. Vibhanga (O Livro dos Tratados)
3. Katha Vatthu (Pontos de Controvérsia)
4. Puggala Pannatti (Descrição dos Indivíduos)
5. Dhatu Katha (Discussão com Referência aos Elementos)
6. Yamaka (O Livro dos Pares)
7. Patthana (O Livro das Relações)

De acordo com outra classificação, mencionada pelo próprio Buddha, a totalidade do Ensinamento possui nove partes, a saber:

1. Sutta; 2. Geyya; 3. Veyyakarama; 4. Gatha; 5. Udana; 6. Itivuttaka; 7. Jataka; 8. Abbhutadhamma; 9. Vedalla.

1. Sutta: São os discursos curtos, médios e longos expostos pelo Buddha em várias ocasiões, tais como o Mangala Sutta (Discurso sobre as Bênçãos), Ratana Sutta (Discurso das Jóias), Metta Sutta (Discurso da Boa Vontade), etc. De acordo com o Comentário, o Vinaya Pitaka também se inclui nessa divisão.
2. Geyya: São discursos misturados com o gathas ou versos, tal como o Sagathavagga do Samyutta Nikaya.
3. Veyyakarana: Literalmente ‘exposições’. Todo o Abhidhamma Pitaka, os discursos sem versos, e tudo o que não está incluído nas outras oito divisões pertencem a essa classe.
4. Gatha: Inclui os versos encontrados no Dhammapada (Caminho da Verdade), Theragatha (Salmo dos Irmãos), Therigatha (Salmos das Irmãs), e versos isolados que não estão classificados entre os Sutta.
5. Udana: São as ‘Declarações de Alegria’ encontradas no Udana, uma das divisões do Khuddaka Nikaya.
6. Itivuttaka: São os 112 discursos que iniciam com a frase ‘Assim, o Bem-Aventurado disse’. Itivuttaka é um dos quinze livros presentes no Khuddaka Nikaya.
7. Jataka – São as 547 estórias de nascimento relatadas pelo Buddha em conexão com Seus nascimentos prévios.
8. Abbhutadhamma: São alguns poucos discursos que lidam com coisas fantásticas e maravilhosas como, por exemplo, o Acchariya-Abbhutadhamma Sutta do Majjhima Nikaya (MN 123).
9. Vedalla: São os discursos prazerosos, tais como Culla Vedalla, Maha Vedalla (MN 43, 44), Sammaditthi Sutta (MN 9), etc. Em alguns desses discursos, as respostas dadas a certas questões são colocadas com um sentimento de alegria.

2 comentários em “Abhidhamma Pitaka

    afonso bomtempo disse:
    3 setembro, 2015 às 10:49 am

    bom dia Ricardo. gostaria de estudar mais especificamente o Abhidhama. Você poderia me indicar alguns livros

    dhanapala respondido:
    14 setembro, 2015 às 11:33 am

    Salve Afonso! Há praticamente nada sobre e de Abhidhamma em português. Para material em inglês, um bom ponto de partida é: http://amzn.to/1ib2AjO do Ven. Rewata Dhamma e Ven. Bhikkhu Bodhi.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s