O que é Abhidhamma?

Postado em Atualizado em

Abhidhamma é a doutrina analítica sobre as faculdades mentais e elementos

O Abhidhamma Pitaka contém a profunda psicologia e filosofia moral do ensinamento do Buddha, em contraste com os discursos morais do Sutta Pitaka.

O conhecimento obtido do Sutta pode certamente nos ajudar na superação de nossas dificuldades, bem como no desenvolvimento de nossa conduta moral e no treinamento da mente. Ter tais conhecimentos nos capacita a levar uma vida pacífica, respeitável, inofensiva e nobre. Ao ouvir os discursos, desenvolvemos o entendimento do Dhamma e podemos moldar nossa vida diária de acordo. Os conceitos por trás de certas palavras e termos usados no Sutta Pitaka são, entretanto, sujeitos a mudanças e deveriam ser interpretados dentro do contexto do ambiente social prevalecente no tempo do Buddha. Os conceitos usados no Sutta são como as palavras e termos convencionais usados pelos leigos para expressar temas científicos. Enquanto que os conceitos no Sutta são para serem entendidos no sentido convencional, os usados no Abhidhamma devem ser entendidos no sentido último. Os conceitos expressos no Abhidhamma são como as palavras e termos científicos e técnicos bem precisos usados pelos cientistas para evitar maus entendimentos.

Somente no Abhidhamma que explicações são dadas sobre como e em que compasso mental uma pessoa pode criar bons e maus pensamentos kármicos, de acordo com seus desejos e outros estados mentais. Explicações claras sobre a natureza das diferentes faculdades mentais e interpretações analíticas precisas dos elementos podem ser encontrados nessa importante coleção de discursos.

Compreender o Dhamma por meio do conhecimento adquirido do Sutta é como o conhecimento adquirido do estudo das prescrições de diferentes tipos de doença. Tal conhecimento, quando aplicado, pode certamente ajudar a curar certos tipos de doenças. Por outro lado, um médico qualificado, com um conhecimento preciso, pode diagnosticar uma variedade mais ampla de doenças e descobrir suas causas. Esse conhecimento especializado o coloca numa melhor posição para prescrever remédios mais efetivos. Similarmente, uma pessoa que estudou o Abhidhamma pode melhor compreender a natureza da mente e analisar as atitudes mentais que causam um ser humano a cometer enganos e desenvolver a vontade de evitar o mal.

O Abhidhamma ensina que as crenças egoístas e outros conceitos tais como ‘eu’, ‘você’, ‘pessoa’ e ‘o mundo’, que usamos na conversação diária, não descrevem adequadamente a natureza real da existência. Os conceitos convencionais não refletem a natureza passageira dos prazeres, incertezas, impermanência de toda coisa composta e o conflito entre os elementos e a energia intrínseca em todas as coisas animadas ou inanimadas. A doutrina do Abhidhamma fornece uma exposição clara sobre a natureza última dos seres humanos e leva a análise da condição humana mais adiante do que outros estudos.

2 comentários em “O que é Abhidhamma?

    Lincoln Carasilo disse:
    22 setembro, 2013 às 9:02 pm

    Gostaria de conhecer melhor esses ensinamentos. Preciso entrar em contato com o Buddismo. Estou amando o que estou lendo. Preciso da teoria e da prática. Procuro, procuro e procuro, nunca canso de procurar. Não desisto nunca, nunca, nunca.

    Jânio Teixeira da Silva disse:
    28 setembro, 2015 às 11:17 pm

    Realmente os ensinamentos do Buda são maravilhosos, é a Jóia Dharma, mas o seu real valor está em podermos praticar e incorporar essa Jóia em nossas vidas. Bendito seja o Buda.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s