O que é Abhidhamma? – 3

Postado em Atualizado em

No Abhidhammattha Sangaha, um manual de Abhidhamma, há uma breve exposição da ‘Lei da Originação Dependente’, seguida por um relato descritivo das Relações Causais, do qual não se encontra paralelo em nenhum outro estudo da condição humana em qualquer lugar do mundo. Por causa de suas exposições analíticas e profundas, o Abhidhamma não é um tema de interesse passageiro para um leitor superficial.

Como podemos comparar a psicologia moderna com a análise oferecida no Abhidhamma? A psicologia moderna, limitada como é, faz parte do escopo do Abhidhamma tanto quanto lida com a mente – com pensamentos, processos de pensamento e estados mentais. A diferença jaz no fato de que o Abhidhamma não aceita o conceito de uma psiquê ou alma.

A análise da natureza da mente dada no Abhidhamma não está disponível em qualquer outra fonte. Mesmo os psicólogos modernos andam no escuro em relação a temas como os impulsos mentais ou o compasso mental (javana citta), tais como discutidos no Abhidhamma. O Dr. Graham Howe, um eminente psicólogo de Harley Street, escreveu em seu livro ‘A Anatomia Invisível’:

Durante o curso de seus trabalhos, os psicólogos descobriram, assim como a obra pioneira de C.G. Jung mostrou, que estamos mais perto do Buddha. Ler um pouco de Buddhismo é perceber que os buddhistas já conheciam, 2500 atrás, bem mais sobre nossos problemas modernos de psicologia do que foi dado o crédito. Eles estudaram esses problemas há tempos e também descobriram as respostas. Estamos agora redescobrindo a Antiga Sabedoria do Oriente’.

Alguns eruditos afirmam que o Abhidhamma não é o ensinamento do Buddha, mas que surgiu a partir dos comentários aos ensinamentos básicos do Buddha. Esses comentários são ditos ser a obra de grandes monges eruditos. A tradição, entretanto, atribui o núcleo do Abhidhamma ao próprio Buddha.

Os comentadores declaram que o Buddha, como um sinal de gratidão à Sua mãe, que havia nascido como um deva num plano celestial, pregou o Abhidhamma a ela, juntamente a outros devas, continuamente por três meses. Os tópicos principais (matika) do ensinamento avançado, tais como os estados morais (kusala dhamma) e estados imorais (akusala dhamma) foram, então, repetidos pelo Buddha ao Venerável Sariputta Thera, o qual subsequentemente elaborou-os e mais tarde compilou-os em seis livros.

Anúncios

Um comentário em “O que é Abhidhamma? – 3

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    20 dezembro, 2010 às 8:04 am

    […] O que é Abhidhamma? – 3 […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s