Vida Correta

Postado em Atualizado em

O Caminho Óctuplo consiste dos seguintes oito fatores:

Sila (Moralidade) Linguagem correta | Ação correta | Modo de vida correto
Samadhi (Cultura Mental) Esforço correto | Vigilância correta | Concentração correta
Pañña (Sabedoria) Compreensão correta | Pensamentos corretos

O que é a Compreensão Correta? Ela é explicada como o possuir o conhecimento das Quatro Nobres Verdades. Em outras palavras, é o entendimento das coisas como realmente são. Compreensão Correta também significa que uma pessoa entende a natureza daquilo que é kamma saudável (méritos) e kamma não-saudável (deméritos) , e como eles são realizados via corpo, linguagem e mente. Entendendo o kamma, uma pessoa aprenderá a evitar o mal e fazer o bem, criando assim resultados favoráveis na vida. Quando uma pessoa tem a Compreensão Correta, ela também compreende as Três Características da Vida (todas as coisas compostas são impermanentes, sujeitas ao sofrimento e sem um eu) e a Lei da Originação Dependente. Uma pessoa com a Compreensão Correta é livre da ignorância, e devido à natureza de tal iluminação é capaz de remover as raízes do mal de sua mente e se libertar. O objetivo sublime da prática buddhista é desenvolver a mente a fim de atingir a Compreensão Correta sobre o eu, a vida e todos os fenômenos.

Quando uma pessoa tem a Compreensão Correta, ela também desenvolve o Pensamento Correto. Esse fator é por vezes conhecido como ‘Resolução Correta’, ‘Aspiração Correta’ e ‘Idéias Corretas’. Ele se refere ao estado mental que elimina as idéias ou noções errôneas e promove os outros fatores morais que levam ao Nibbana. Esse fator serve ao duplo propósito de eliminar os pensamentos maléficos e desenvolver os pensamentos puros. O Pensamento Correto é importante, pois são os pensamentos de uma pessoa que tanto purificam quanto mancham sua mente.

Há três aspectos do Pensamento Correto. Primeiro, uma pessoa deve manter uma atitude de distanciamento dos prazeres mundanos ao invés de ser egoisticamente apegada a eles. Deve ser altruísta e pensar no bem-estar dos outros. Segundo, ela deve manter a bondade amorosa, a boa vontade e a benevolência em mente, elementos que são o oposto do ódio, má-vontade ou aversão. Terceiro, ela deve agir com pensamentos de não-violência ou compaixão em relação a todos os seres, que são o oposto da crueldade e falta de consideração para com os outros. À medida que uma pessoa progride no caminho espiritual, seus pensamentos se tornarão mais benevolentes, inofensivos, altruístas e preenchidos de amor e compaixão.

Um comentário em “Vida Correta

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    20 dezembro, 2010 às 8:04 am

    […] Vida Correta […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s