Vida Correta – 2

Postado em Atualizado em

Compreensão Correta e Pensamento Correto, que são fatores da Sabedoria, levarão à conduta boa e moral. Há três fatores na conduta moral: Linguagem Correta, Ação Correta e Modo de Vida Correto.

Linguagem Correta envolve o respeito pela verdade e o respeito pelo bem-estar dos outros. Isso significa evitar mentir, evitar a maledicência ou a calúnia, evitar palavras ásperas e evitar a conversa inútil. Subestimamos com frequência o poder da linguagem e tendemos a ter pouco controle sobre nossa faculdade da fala. Mas todos já fomos feridos pelas palavras de alguém, em alguma época de nossas vidas e, similarmente, já nos sentimos encorajados pelas palavras de outros. É dito que palavras duras podem ferir mais profundamente do que armas, enquanto que uma palavra gentil pode transformar o coração e a mente do mais duro criminoso. Então, para desenvolver uma sociedade harmoniosa, deveríamos controlar, cultivar e usar nossa linguagem de uma maneira positiva. Falamos palavras que são verdadeiras, trazem harmonia, são bondosas e significativas. O Buddha disse certa vez que a ‘linguagem agradável é doce como o mel, a linguagem verdadeira é bela como uma flor e a linguagem errônea é insalubre como a sujeira’.

O próximo fator na categoria da conduta boa e moral é a Ação Correta. Ação Correta implica em respeito à vida, respeito à propriedade e respeito pelos relacionamentos pessoais. Corresponde aos três primeiros dos Cinco Preceitos a serem praticados por todo buddhista, isto é: abstinência de matar, roubar e má-conduta sexual. A vida é querida para todos; todos tremem diante da punição; todos temem a morte e valorizam a vida. Portanto, deveríamos nos abster de tirar uma vida que nós mesmos não poderíamos criar e não deveríamos prejudicar outros seres sencientes. Respeitar a propriedade significa que não devemos tomar o que não nos foi dado, utilizando do roubo, da fraude ou da força. Respeitar os relacionamentos pessoais significa que não deveríamos cometer adultério e deveríamos evitar a má-conduta sexual, algo importante a fim de se manter o autorespeito e a confiança de quem amamos, assim como também tornar nossa sociedade um lugar melhor para se viver.

Modo de Vida Correto é um fator da conduta moral que se refere a como nós ganhamos nossa vida em sociedade. É uma extensão dos dois outros fatores da Linguagem Correta e Ação Correta. Modo de Vida Correto significa que deveríamos ganhar a vida sem violar esses princípios da conduta moral. Os buddhistas são desencorajados de se engajarem nos seguintes cinco tipos de modos de vida: comércio de outros seres vivos que serão mortos, comércio de armas, comércio de carne devido à morte de animais, comércio de bebidas intoxicantes e drogas e comércio de venenos. Algumas pessoas podem dizer que seguem tal ocupação para poderem viver e, portanto, não é errado fazerem isso. Mas esse argumento é inteiramente sem base. Se fosse válido, então ladrões, assassinos, gangsters, salteadores, contrabandistas e charlatães poderiam também facilmente justificar seus atos errôneos falando que assim agem somente para viverem e, portanto, não haveria nada de errado em sua maneira de viver.

Algumas pessoas acreditam que pescar e caçar animais pelo prazer e matar animais para se alimentar não é contra os preceitos buddhistas. Essa é outra concepção errada que surge pela falta de conhecimento do Dhamma. Essas não são ações decentes e trazem sofrimento a outros seres. Mas em todas essas ações, o mais prejudicado de todos é aquele que comete a ação não-saudável. Sustentar a própria vida através de meios errados não está de acordo com os ensinamentos do Buddha. O Buddha disse certa vez: ‘Ainda que alguém viva cem anos de forma imoral e sem controle, seria melhor viver um dia de forma virtuosa e meditativa’ (Dhammapada 103). É melhor morrer como uma pessoa civilizada e respeitada do que viver como uma pessoa ruim.

Um comentário em “Vida Correta – 2

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    20 dezembro, 2010 às 8:04 am

    […] Vida Correta -2 […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s