Vida Correta – 3

Postado em Atualizado em

Os três fatores restantes do Nobre Caminho Óctuplo são fatores para o desenvolvimento da sabedoria através da purificação da mente. Eles são o Esforço Correto, a Vigilância Correta e a Concentração Correta. Esses fatores, quando praticados, capacitam uma pessoa a fortalecer e ganhar o controle sobre a mente, dessa maneira garantindo que suas ações continuarão no caminho do bem e que sua mente estará preparada para compreender a Verdade, que abrirá as portas para a Liberdade, para a Iluminação.

Esforço Correto significa que cultivamos atitudes positivas e temos entusiasmo nas coisas que fazemos, seja em nossa carreira, em nosso estudo ou em nossa prática do Dhamma. Com tal entusiasmo sustentado e alegre determinação obteremos sucesso naquilo que fazemos. Há quatro aspectos do Esforço Correto, dois dos quais se referem ao mal e dois ao bem. O primeiro é o esforço para rejeitar o mal que já surgiu; e o segundo, o esforço para prevenir o surgimento do mal. O terceiro é o esforço para desenvolver o bem que ainda não surgiu; e o quarto, o esforço para manter o bem que já surgido. Pela aplicação do Esforço Correto em nossas vidas, poderemos reduzir e então eliminar o número de estados mentais insalubres, bem como aumentar e estabelecer firmemente os pensamentos saudáveis como uma parte natural de nossa mente.

O Esforço Correto está intimamente ligado à Vigilância Correta. A prática da vigilância é importante no Buddhismo. O Buddha disse que a vigilância é a única maneira de conquistar o fim do sofrimento. A vigilância pode ser desenvolvida estando constantemente consciente de quatro aspectos particulares. Estes são a aplicação da vigilância em relação ao corpo (posturas corporais, respiração e assim por diante), sentimentos (sejam agradáveis, desagradáveis ou neutros); mente (se a mente é desejosa ou não, raivosa, dispersa ou iludida ou não); e objetos mentais (se há obstáculos mentais em relação à concentração, às Quatro Nobres Verdades e assim por diante). Vigilância é essencial mesmo em nossa vida diária, na qual agimos com total consciência de nossas ações, sentimentos e pensamentos, assim como também de nosso ambiente. A mente deve sempre ser clara e atenta ao invés de distraída e turva.

Enquanto que a Vigilância Correta dirige nossa atenção para nosso corpo, sentimentos, mente, objetos mentais ou estarmos sensíveis aos outros, em outras palavras, coloca nossa atenção onde escolhemos, a Concentração Correta é a aplicação sustentada dessa atenção sobre o objeto, sem a mente se distrair. A concentração é a prática de desenvolver a unificação da mente em um único objeto, seja físico ou mental. A mente é totalmente absorvida no objeto, sem distração, oscilação, ansiedade ou torpor. Com a prática sob a tutela de um professor experiente, a Concentração Correta traz dois benefícios. Primeiramente leva ao bem-estar mental e físico, conforto, alegria, calma, tranquilidade. Depois, torna a mente um instrumento capaz de ver as coisas como realmente são, preparando a mente para atingir a sabedoria.

O Nobre Caminho Óctuplo é a verdade mais importante ensinada pelo Buddha. Como um competente médico espiritual, o Buddha identificou a doença que aflige todas as formas de vida, e isso é dukkha ou insatisfatoriedade. Ele, então, diagnosticou a causa da insatisfatoriedade como sendo a cobiça e o apego egoístas. Ele descobriu que há uma cura para essa doença, Nibbana, o estado onde cessa toda a insatisfatoriedade. E a prescrição é o Nobre Caminho Óctuplo. Quando um médico competente trata um paciente de uma doença grave, sua prescrição não é apenas um tratamento físico, mas também psicológico. O Nobre Caminho Óctuplo, o caminho que leva ao fim do sofrimento, é uma terapia integrada destinada a curar a doença do samsara por meio do cultivo da fala e da ação moral, do desenvolvimento da mente e da completa transformação do nível de entendimento e da qualidade do pensamento. Ele mostra o caminho para atingir a maturidade espiritual e sermos completamente libertos do sofrimento.

“Para o bom, fazer o bem é fácil,
Para o mau, fazer o mal é fácil,
Para o mau, fazer o bem é difícil,
Para o Nobre, fazer o mal é difícil” (Udana)

Um comentário em “Vida Correta – 3

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    20 dezembro, 2010 às 8:04 am

    […] Vida Correta – 3 […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s