Tudo é mutável – 2

Postado em Atualizado em

Os cientistas aceitam atualmente a lei da mudança que foi descoberta pelo Buddha. Os cientistas postulam que nada há de substancial, sólido e tangível no mundo. Tudo é um vórtex de energia, nunca permanecendo o mesmo por dois momentos consecutivos. Todo o imenso mundo é pego nesse redemoinho e vórtex de mudança. Uma das teorias postuladas pelos cientistas é a estimativa do frio derradeiro que segue após a morte ou destruição do sol. Os buddhistas não ficam desanimados com essa possibilidade. O Buddha ensinou que o universo ou os ciclos do mundo surgem e desaparecem numa sucessão sem fim, assim como a vida dos indivíduos. Nosso mundo certamente chegará a um fim. Isso já aconteceu antes com mundos anteriores e acontecerá novamente. É só uma questão de tempo.

O mundo é um fenômeno passageiro. Pertencemos todos ao mundo do tempo. Cada palavra escrita, cada pedra esculpida, cada pintura desenhada, a estrutura da civilização, cada geração de seres humanos, desaparecem como as folhas e flores de esquecidos verões. O que existe é mutável e o que não é mutável não existe’.

Dessa forma, todos os deuses, seres humanos, animais e formas materiais – tudo neste universo – estão sujeitos à lei da impermanência. O Buddhismo nos ensina que a mente busca uma existência permanente, mas a vida cria um corpo físico impermanente. Tomamos isso como vida e, então, a insatisfação perturba a mente. Essa é a fonte do sofrimento.

O corpo é como um amontoado de espuma:
Os sentimentos são como uma bolha d’água;
A percepção é como uma miragem;
Atividades volitivas são como uma bananeira;
E a consciência como uma mágica
’ (Samyutta Nikaya).

Um comentário em “Tudo é mutável – 2

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    20 dezembro, 2010 às 7:53 am

    […] Tudo é mutável – 2 […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s