O kamma pode ser mudado?

Postado em Atualizado em

O kamma é frequentemente influenciado pelas circunstâncias: forças benéficas e maléficas agem para se opor e ajudar essa lei que se auto-opera. Outras forças que ajudam ou impedem este kamma são nascimento, tempo ou condições, aparência e esforço.

Um nascimento favorável (gati sampatti) ou um nascimento desfavorável (vipatti) pode desenvolver ou ser um obstáculo na fruição do kamma. Por exemplo, se uma pessoa nasce em uma família nobre ou em um estado de felicidade, seu nascimento afortunado irá prover uma oportunidade fácil para seu bom kamma operar. Uma pessoa sem inteligência que, por algum bom kamma, nascer em uma família real, por causa de seu nobre parentesco será reverenciada pelo povo. Se a mesma pessoa tivesse um nascimento menos afortunado, ela não seria similarmente tratada.

Boa aparência (upadhi sampatti) e aparência deficiente (upadhi vipatti) são outros dois fatores que encobrem ou favorecem o funcionamento do kamma. Se por algum bom kamma, uma pessoa obtém um bom nascimento, mas nasce deformada por algum mau kamma, então não será capaz de desfrutar completamente os resultados benéficos do bom kamma. Mesmo um legítimo herdeiro de um trono pode talvez não ser elevado a tal posição superior se acontecer dele ser fisica ou mentalmente deformado. A beleza, por outro lado, será uma vantagem para o possuidor. Um filho de pais pobres, mas com boa aparência, pode atrair a atenção de outros e ser capaz de se distinguir por meio de sua influência. Podemos também encontrar casos de pessoas de uma família pobre e obscura que se elevam para a fama e popularidade como atores e atrizes de filmes ou vencedoras de concursos de beleza.

Tempo e ocasião são outros fatores que influenciam o funcionamento do kamma. Numa época de fome ou num tempo de guerra, todas as pessoas sem exceção são forçadas a sofrerem o mesmo destino. Aqui uma condição desfavorável abre possibilidades para um kamma maléfico operar. As condições favoráveis, por outro lado, impedirão a operação do mau kamma.

2 comentários em “O kamma pode ser mudado?

    Noel disse:
    29 junho, 2013 às 11:42 pm

    Mas pelo que entendo,tanto o bom ou mau nascimento,quanto a boa ou má aparência,quanto as condições do entorno,assim são devido as condições que eu criei previamente.Tudo isso seria um efeito Kammico,e não fatores isolados.

    […] O kamma pode ser mudado? […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s