Renascimento – 3

Postado em Atualizado em

Os buddhistas não sustentam que a vida presente é a única vida entre duas eternidades de miséria e felicidade; nem acreditam em anjos que os carregarão ao céu e lá os deixarão por toda a eternidade. Eles acreditam que a vida presente é somente uma dentre indefinidos números de estados de ser, e que esta vida terrestre é apenas um episódio dentre muitos outros. Acreditam que todos os seres renascerão em algum lugar sob alguma forma por um período limitado de tempo, tanto quanto seu bom ou mau karma permanecerem na mente subconsciente na forma de energia mental. Embora muitos eminentes psicólogos, como Carl Jung, terem reconhecido o ensinamento buddhista a esse respeito, a interpretação da mente subconsciente no contexto buddhista não deve ser confundida com aquilo exposto pela psicologia moderna, pois os conceitos não são exatamente sinônimos.

Qual é a causa do renascimento? O Buddha ensinou que a ignorância quanto à real natureza da existência produz desejos. O desejo insatisfeito é a causa do renascimento. Quando todos os desejos insatisfeitos são extintos, então o renascimento cessa. Parar o renascimento é extinguir todos os desejos. Para extinguir o desejo, é necessário destruir a ignorância. Quando a ignorância é destruída, a inutilidade de cada renascimento é percebida, assim como a preponderante necessidade de se adotar um curso de vida pelo qual o desejo por tais nascimentos repetidos possa ser abolido.

A ignorância gera também a idéia ilusória e ilógica de que há somente uma existência para os seres humanos, e a outra ilusão de que a essa vida segue-se estados permanentes de prazer ou tormento eternos.

O Buddha ensinou que a ignorância pode ser dissipada e o pesar removido por meio da realização das Quatro Nobres Verdades, e não por meio de qualquer outra fonte. Para erradicar toda ignorância é preciso perseverar diligentemente na prática de um abrangente altruísmo na conduta, inteligência e sabedoria. Deve-se também destruir todos os desejos pelos prazeres pessoais e baixos e pelos desejos egoístas.

Um comentário em “Renascimento – 3

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    28 setembro, 2010 às 10:29 am

    […] Renascimento – 3 […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s