Como ocorre o renascimento?

Postado em Atualizado em

Quando este corpo físico não é mais capaz de funcionar, as energias não morrem com ele, mas continuam tomando outra forma, o que chamamos de outra vida. A força karmica se manifestando na forma de um ser humano pode se manifestar também na forma de um animal. Isso pode acontecer se uma pessoa não teve oportunidades de desenvolver suas forças karmicas positivas. Essa força, chamada desejo, querer, volição, sede pela vida, não termina com o não funcionamento do corpo, mas continua a se manifestar em outra forma, produzindo a re-existência. Isso é chamado de renascimento ou vir-a-ser repetido. Os buddhistas não chamam isso de ‘reencarnação’ pois nenhuma entidade ou alma permanente se move de uma vida para a seguinte.

Hoje há pessoas em vários paises que espontaneamente desenvolveram a memória de seus nascimentos passados. A experiência dessas pessoas tem sido bem documentada nos jornais e revistas. Algumas dessas pessoas nunca aceitaram que houvesse tal coisa como o renascimento até que fragmentos de suas vidas anteriores surgissem a elas. Muito da informação que revelaram sobre suas vidas passadas foi investigada e tida como válida.

Por meio do hipnotismo algumas pessoas têm conseguido revelar informações de suas vidas anteriores. Certos estados hipnóticos que penetram na mente subconsciente tornam possível a relembrança das vidas passadas.

Renascimento ou vir-a-ser várias vezes é uma ocorrência natural não criada por uma religião ou deus em particular. Crer ou não crer no renascimento não faz nenhum diferença para o processo do renascimento ou para evitá-lo. O renascimento acontece tanto quanto o desejo pela existência e a ânsia ou apego por prazeres sensoriais existirem na mente. Tais forças mentais poderosas predominam em cada ser vivo neste universo. Aqueles que esperam e oram para não nascerem novamente devem entender que suas esperanças não se materializarão até que empreendam sinceros esforços para erradicar seus desejos sedentos e apegos de suas mentes. Tendo visto e experienciado a incerteza e insatisfatoriedade da vida sob condições mundanas, as pessoas sábias tentam se livrar dos repetidos nascimentos e mortes seguindo o caminho da purificação mental. Aqueles que não conseguem reduzir seu desejo sedento e apego devem estar preparados para encontrar todo tipo de situações insatisfatórias e incertas associadas ao renascimento e ao vir-a-ser repetido.

4 comentários em “Como ocorre o renascimento?

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    28 setembro, 2010 às 10:29 am

    […] Como ocorre o renascimento? […]

    Bárbara disse:
    7 outubro, 2012 às 6:44 pm

    O budismo acredita que apos a morte a alma reencarna como ser humanao ou não?

    William disse:
    18 abril, 2013 às 7:58 am

    Lembre-se, Bárbara, que não é ‘reencarnar’ mas renascer. É apenas um novo nascimento, não a transmigração de um self, uma identidade. Quanto a sua pergunta, um fluxo de desejo por vida pode renascer em vários reinos de existência, tanto como ser humano, como animal, divindade entre outras possibilidades. A forma que se assumirá no novo nascimento depende de vários fatores, especialmente o Kamma.

    JOÃO disse:
    29 junho, 2014 às 11:29 pm

    “Essa força, chamada desejo, querer, volição, sede pela vida, não termina com o não funcionamento do corpo, mas continua a se manifestar em outra forma”
    Se esse desejo não termina com a morte física, há uma contradição aqui. Os desejos são causados pela ignorância, manifestado através dos estados impermanentes da mente correto? Como o eu não tem continuidade após a morte mas os desejos tem? Talvez essa tanha (desejo) seja um elemento que condicione um novo renascimento, mas não que haja continuidade do mesmo desejo. Por favor me corrija se estiver equivocado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s