A Lei da Originação Dependente

Postado em Atualizado em

‘Nem Deus, nem Brahma pode ser encontrado

Em qualquer lugar dessa roda da vida

Apenas os meros fenômenos girando

Dependentes todos de condições’. (VisuddhiMagga)

A Lei da Originação Dependente é um dos mais importantes ensinamentos do Buddha, e é também muito profundo. O Buddha frequentemente expressou Sua experiência da Iluminação em uma de duas formas, seja em termos de entendimento das Quatro Nobres Verdades ou em termos de entendimento da natureza da Originação Dependente. No entanto, mais pessoas ouviram sobre as Quatro Nobres Verdades e são capazes de discutir sobre elas do que em relação à Lei da Originação Dependente, que é igualmente importante.

Embora o insight de fato com relação à originação dependente surja da maturidade espiritual, é ainda possível entendermos o princípio nela envolvido. A base da Originação Dependente é de que a vida ou o mundo é construído sob um conjunto de relações, nos quais o surgimento e a cessação dos fatores dependem de alguns outros fatores que os condicionam. Esse princípio pode ser apresentado em uma pequena fórmula de quatro linhas:

Quando isso é, aquilo é
Isto surgindo, aquilo surge
Quando isto não é, aquilo não é
Isto cessando, aquilo cessa.

Sobre esse princípio de interdependência e relatividade repousa o surgimento, continuidade e cessação da existência. Esse princípio é conhecido como a Lei da Originação Dependente ou, em pali, Paticca-samuppada. Esta lei enfatiza um importante princípio de que todos os fenômenos neste universo são relativos, são estados condicionados que não podem surgir independentemente de condições sustentadoras. Um fenômeno surge por causa de uma combinação de condições que estão presentes para sustentar seu surgimento. E o fenômeno cessará quando as condições e os componentes sustentadores de seu surgimento sofrerem uma mudança e não forem mais capazes de sustentá-lo. A presença de condições sustentadoras, por sua vez, depende de outros fatores para seu surgimento, sustento e desaparecimento.

Um comentário em “A Lei da Originação Dependente

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    28 setembro, 2010 às 10:30 am

    […] A Lei da Originação Dependente […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s