Eternalismo e Niilismo – 2

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Durante o longo período em que o Buddha ensinou o Dhamma a Seus seguidores, Ele desencorajou ativamente os argumentos especulativos. Durante o quinto século a.C. a Índia era uma verdadeira colméia de atividade intelectual, onde estudiosos, yoguis, filósofos, reis e mesmo chefes comuns de família constantemente se engajavam nos argumentos filosóficos próprios da existência humana. Alguns desses eram totalmente triviais ou irrelevantes. Algumas pessoas perdiam um tempo valioso argumentando longamente sobre todos os tipos de assuntos. Estavam muito mais preocupados em provar seus poderes na ginástica mental do que procurar soluções genuínas para os problemas que afligiam a humanidade (no século dezoito, Jonathan Swift satirizou um passatempo semelhante na Inglaterra mostrando os liliputianos, em ‘As Viagens de Gulliver’, empreendendo uma guerra para decidirem se um ovo deveria ser quebrado pelo seu lado pontiagudo ou pelo seu lado mais largo).

O Buddha também recusou se envolver em especulações a respeito do universo. Ele afirmou muito claramente que o problema enfrentado pelos seres humanos não está em seu passado ou em seu futuro, mas no presente imediato. Conhecer sobre o Eternalismo ou o Niilismo não pode de forma alguma ajudá-los a quebrar as prisões atuais em relação à existência, as quais são a fonte de todos os seus sentimentos de descontentamento que surgem de sua inabilidade em satisfazer completamente seus desejos constantes. O Buddha afirmou que antes de alguém começar a trilhar o caminho que leva ao Nibbana é preciso ter a Visão Correta. Somente quando alguém sabe claramente o que está procurando é que será capaz de atingi-lo.

Um comentário em “Eternalismo e Niilismo – 2

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    28 setembro, 2010 às 10:30 am

    […] Eternalismo e Niilismo – 2 […]

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