Existe uma Alma Eterna?

Postado em Atualizado em

A crença numa alma eterna é uma concepção errônea da consciência humana

Teorias da Alma

Com relação à teoria sobre a alma, há três tipos de professores no mundo: O primeiro ensina sobre a existência de uma entidade de ego eterna que sobrevive à morte: ele é o eternalista. O segundo ensina a respeito de uma entidade de ego temporária que é aniquilada com a morte: ele é o materialista. O terceiro não ensina sobre uma entidade de ego nem eterna nem temporária: ele é o Buddha.

O Buddha ensina que aquilo que chamamos de ego, self, alma, personalidade, etc., consiste de meros termos convencionais que não se referem a qualquer entidade independente e real. De acordo com o Buddhismo não há razão para acreditar que há uma alma eterna que vem do céu ou que é criada por si mesma e que irá transmigrar ou prosseguir para céu ou inferno após a morte. Os buddhistas não podem aceitar que haja qualquer coisa nesse mundo ou em qualquer outro mundo que seja eterno ou imutável. Apenas nos apegamos a nós mesmos e esperamos encontrar algo imortal. Somos como crianças que desejam pegar um arco-íris. Para as crianças, um arco íris é algo vivo e real; mas os adultos sabem que ele é meramente uma ilusão causada por certos raios de luz e gotas d’água. As cores são somente uma série de ondas ou ondulações que não têm mais realidade do que o próprio arco-íris.

Vivemos bem sem a descoberta da alma. Não mostramos sinais de fadiga ou degeneração por não ter encontrado uma alma. Ninguém já produziu qualquer coisa a fim de promover a raça humana por meio da postulação de uma alma e de seu funcionamento imaginário. Buscar por uma alma no homem é como buscar por algo num quarto escuro e vazio. A pobre pessoa nunca perceberá que aquilo que procura não está no quarto. É muito difícil fazer tal pessoa compreender a futilidade de sua busca.

Aqueles que acreditam na existência de uma alma não têm condição de explicar o que ela é e onde está. O conselho do Buddha é não desperdiçar nosso tempo com essa especulação desnecessária e devotar nosso tempo a entender a realidade. Quando atingirmos a perfeição então seremos capazes de perceber se há uma alma ou não.

Um comentário em “Existe uma Alma Eterna?

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    28 setembro, 2010 às 10:30 am

    […] Existe uma Alma Eterna? […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s