O Buddhismo é similar a outros ensinamentos contemporâneos da Índia?

Postado em Atualizado em

O Dhamma compreendido pelo Buddha nunca foi ouvido antes

Em Seu primeiro sermão, o Dhammacakka Sutta, o Buddha disse que o Dhamma que pregou nunca foi ouvido antes. O conhecimento surgido sobre o Dhamma era claro à Sua visão, ao Seu conhecimento, à Sua sabedoria, à Sua penetração e à Sua Iluminação.

Algumas pessoas dizem que o Buddha não pregou uma nova doutrina, mas meramente reformou o antigo ensinamento que já existia na Índia. Entretanto, o Buddha não foi um mero reformador do Hinduísmo, como alguns protagonistas dessa antiga crença querem fazer acreditar. O modo de vida e a doutrina do Buddha eram substancialmente diferentes do modo de vida e das crenças religiosas mantidas pelo povo da Índia. O Buddha viveu, ensinou e morreu como um professor religioso não-védico e não-brahmânico. Em nenhum lugar o Buddha reconheceu Sua dívida às crenças e práticas religiosas existentes. O Buddha Se considerava como iniciador de um método espiritual racional, como aquele que abria um novo caminho.

Essa foi a razão principal para que muitos outros grupos religiosos não concordassem com Ele. Ele foi condenado, criticado e insultado pelos mais notáveis mestres e seitas da tradição védica-brahmânica. Foi com a intenção de destruir ou absorver o Buddha e Seu Ensinamento que o brahmanas da era pré-cristã chegaram ao ponto de aceitar o Buddha como um Avatar ou encarnação de seu Deus. Ainda assim, outros o desprezaram como sendo um vasalaka, um mundaka, um samanaka, um nastika e um sudra (Tais palavras eram usadas na Índia, durante o tempo do Buddha, para insultar um homem religioso que não era um brahmana).

2 comentários em “O Buddhismo é similar a outros ensinamentos contemporâneos da Índia?

    moysés baptista rodrigues filho disse:
    9 julho, 2010 às 2:27 pm

    Amigos,
    através da minha experiencia, eu concordo que o caminho de Buda é diferente dos caminhos espirituais tradicionais da Índia. Mas o que voces entendem por “método espiritual racional” ?

    jeanete disse:
    10 julho, 2010 às 7:53 pm

    Método espiritual, é prática com base em preceitos divinos. Método racional, segundo a filosofia, é baseado na razão.
    Então é método pratico divino e religioso racional.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s