O Buddhismo é uma teoria ou uma filosofia? – 3

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Lembrem-se que o objetivo principal de um buddhista é atingir pureza e iluminação. A iluminação dissipa a ignorância, a qual é a raiz do nascimento e morte. Entretanto, a conquista da ignorância não pode ser conseguida a não ser pelo exercício da própria confiança. Qualquer outra tentativa – especialmente as meramente intelectuais, não são muito efetivas. Esse é o motivo de o Buddha ter concluído: ‘Estas questões (metafísicas) não levam a um ganho; não se relacionam com o Dhamma; não levam à conduta correta, ao desapego ou à purificação da paixão, à quietude, ao coração calmo, ao conhecimento real, ao insight superior ou ao Nibbana’. (Malunkyaputta Sutta – Majjhima Nikaya). No lugar da especulação metafísica, o Buddha preocupava-se mais com ensinar um entendimento prático das Quatro Nobres Verdades que descobriu: o que é o Sofrimento; qual é a origem do Sofrimento; qual é a cessação do Sofrimento; como superar o Sofrimento e realizar a Salvação final. Todas essas verdades são coisas práticas a serem entendidas completamente e realizadas por qualquer um que realmente experiencie a emancipação.

A iluminação é a dissipação da ignorância; é o ideal da vida buddhista. Podemos agora ver claramente que a iluminação não é um ato do intelecto. A mera especulação em nada ajuda no entrar em contato com a vida de forma íntima. Esse é motivo de o Buddha colocar grande ênfase na experiência pessoal. A meditação é um sistema científico prático para verificar a Verdade que vem através da experiência e insight pessoais. Por meio da meditação, a vontade tenta transcender a condição em que se colocou, e isso é o despertar da consciência. A metafísica meramente nos prende a uma massa emaranhada e entrelaçada de pensamentos e palavras.

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