Compreendendo a natureza dos seres humanos

Postado em Atualizado em

Os seres humanos podem ser espertos o suficiente para pousar na lua e descobrir coisas maravilhosas no universo, mas precisam ainda se aprofundar no funcionamento interno de suas próprias mentes. Devem ainda aprender como suas mentes podem ser desenvolvidas no seu potencial total, de forma que sua verdadeira natureza seja realizada.

Enquanto isso, os seres humanos estão ainda envoltos na ignorância. Não sabem quem são realmente ou o que é esperado deles. Como resultado, interpretam mal todas as coisas e agem de acordo com suas imaginações. Não é concebível que toda nossa civilização seja construída com base nessa interpretação errônea? O fracasso em entender a existência nos leva a assumir uma falsa identidade de um egoísta inchado e que pensa apenas em si mesmo e fingir sermos o que não somos ou somos incapazes de ser.

As pessoas devem fazer um esforço para superar a ignorância e chegar à realização e à Iluminação. Todas as grandes pessoas nasceram como seres humanos a partir de um útero, mas fizeram o trabalho na direção ascendente para a grandeza. Realização e Iluminação não podem ser derramadas no coração humano como água num tanque. Mesmo o Buddha teve que cultivar Sua mente a fim de realizar a real natureza da vida humana.

Os seres humanos podem ser iluminados – tornarem-se um Buddha – se acordarem de seu ‘sonho’, o qual é criado por sua própria ignorância, e se tornarem totalmente despertos. Precisam compreender que aquilo que hoje são é o resultado de um infinito número de pensamentos e ações repetidos. Não são seres prontos; estão em contínuo processo de vir a ser, sempre mudando. E é nessa característica de mudança que jaz seu futuro, porque isso significa que é possível para ele moldar seu caráter e destino através do controle de suas ações, linguagem e pensamentos. De fato, eles se tornam os pensamentos e ações que escolheram realizar. São o mais alto fruto da árvore de desenvolvimento. Depende deles perceber essa posição na existência e compreender o verdadeiro significado da vida.

Anúncios

Um comentário em “Compreendendo a natureza dos seres humanos

    lucia disse:
    8 agosto, 2010 às 10:16 pm

    Por que passei a vida cuidando dos outros? Por que não ganho dinheiro com a minha profissão? Eu me pergunto quando todos de que cuido morrerem eu morrerei também?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s