O Buddhismo para os seres humanos na sociedade – 3

Postado em Atualizado em

Alguém pode agora perguntar: ‘Se uma pessoa pode seguir o Buddhismo enquanto vive a vida de uma pessoa comum, porque a Sangha, a Ordem de monges, foi estabelecida pelo Buddha?’ A Ordem provê uma oportunidade para aqueles desejosos de dedicarem suas vidas não somente para seu próprio desenvolvimento espiritual e intelectual, mas também ao serviço de outros. Não se pode esperar que um leigo comum com uma família devote sua vida ao serviço de outros, enquanto que um monge ou monja, que não têm responsabilidades familiares ou quaisquer laços mundanos, está em uma posição de devotar sua vida ‘para o bem de muitos’ (Dr. Walpola Rahula).

E o que é esse ‘bem’ do qual muitos podem ser beneficiar? Monges e monjas não podem dar conforto material para um leigo, mas podem prover orientação espiritual para aqueles assolados por problemas mundanos, familiares e emocionais. Monges e monjas devotam suas vidas à busca de conhecimento do Dhamma tal como ensinado pelo Buddha. Eles explicam o Ensinamento de uma forma simplificada para os leigos sem conhecimento. E se o leigo é bem instruído, eles estão lá presentes para conversar sobre os aspectos mais profundos do ensinamento de forma que ambos os lados possam obter frutos intelectuais da discussão.

Em países buddhistas, a Sangha é grandemente responsável pela educação dos jovens. Como resultado de tal contribuição, os países buddhistas contam com uma população alfabetizada e bem versada nos valores espirituais. A Sangha também oferece conforto para aqueles que estão confusos e perturbados emocionalmente explicando como toda humanidade está sujeita a semelhantes distúrbios.

Por sua vez, é esperado do leigo que ele cuide do bem-estar material da Sangha, a qual não ganha um salário para se garantirem com alimento, abrigo, medicamento e roupas. Na prática buddhista comum é considerado meritório para um leigo contribuir para o bem-estar da Sangha, pois assim fazendo ele torna possível para a Sangha continuar a cuidar das necessidades espirituais do povo e desenvolver sua própria pureza mental.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s