Ética Buddhista

Postado em Atualizado em

Lei morais, costumes e maneiras são feitas pelos seres humanos, mas a Ética Buddhista é baseada em valores universais

O mundo atual está em tumulto; a ética está de pernas para o ar. As forças do ceticismo materialista viraram suas lâminas cortantes para os conceitos tradicionais do que são consideradas qualidades humanas. Ainda assim, qualquer pessoa que se preocupa com cultura e civilização deveria estar preocupada com as questões práticas e éticas. Pois a ética tem a ver com a conduta humana. Tem a ver com nosso relacionamento com os seres humanos e nós mesmos.

A necessidade de uma ética surge do fato de os seres humanos não serem perfeitos por natureza; eles devem se treinar para serem bons. Dessa maneira, a moralidade se torna o aspecto mais importante para o viver.

A ética buddhista não consiste de padrões arbitrários inventados pelas pessoas para seus próprios propósitos utilitários. Também não são arbitrariamente impostos desde fora. Leis e costumes sociais não formam a base da ética buddhista. Por exemplo, o estilo de roupa que é apropriado para um clima, período ou civilização pode ser considerado indecente em um outro; mas isso é inteiramente uma questão de costumes sociais e não envolve de forma nenhuma considerações éticas. Mas as artificialidades das convenções sociais continuamente são confundidas com princípios éticos que são válidos e imutáveis.

A ética buddhista encontra sua fundação não nos costumes sociais mutáveis mas, ao invés disso, nas imutáveis leis da natureza. Os valores éticos buddhistas são intrinsecamente uma parte da natureza e da lei imutável de causa e efeito (kamma). O simples fato de a ética buddhista estar enraizada na lei natural faz com seus princípios sejam tanto úteis como aceitáveis ao mundo moderno. O fato de o código de ética buddhista ter sido formulado a 2500 anos atrás não diminui o seu caráter atemporal.

4 comentários em “Ética Buddhista

    nodege a. mesquita disse:
    21 fevereiro, 2010 às 12:16 pm

    Leis morais,costumes e maneiras sao feitas pelos seres humanos, a Ética Budhista é baseada em valores universais percebidas e divulgadas por seres humanos!

    guilherme disse:
    21 fevereiro, 2010 às 7:06 pm

    “…A necessidade de uma ética surge do fato de os seres humanos não serem perfeitos por natureza; eles devem se treinar para serem bons. Dessa maneira, a moralidade se torna o aspecto mais importante para o viver….”

    isso não contraria a natureza búdica?

    dhanapala respondido:
    22 fevereiro, 2010 às 8:46 am

    Olá Guilherme. É a natureza búdica que é perfeita, os seres humanos continuam do mesmo jeito… daí a necessidade da ética consciente.

    Antonio de Almeida Cruz disse:
    1 dezembro, 2010 às 11:17 am

    Interesso-me pela doutrina budista há muitos anos, conquanto os azares da vida nã tenham me permitido a dedicação deseável.
    Assim sendeo, acolho com entusiasmo a divulgação dos textos elencados, na esperança de, pouco a pouco ir mergulhando em cada um desses tópicos…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s