O Que é Vinaya?

Postado em Atualizado em

Vinaya é o código de disciplina para o autotreinamento deixado pelo Buddha para os monges e monjas observarem. O Vinaya tem sua função central no sentido de assegurar a pureza do modo religioso de viver.

O Buddha não formulou o código de disciplina de uma única vez. Entretanto, Ele instituiu certas regras conforme a necessidade surgisse. O Vinaya Pitaka e seu comentário contêm muitas histórias significativas sobre como e porque certas regras foram deixadas pelo Buddha. De acordo com o Buddha a melhor forma de Vinaya era a disciplina da mente, palavras e ações por meio do insight e do entendimento. Os primeiros discípulos do Buddha eram altamente desenvolvidos espiritualmente e tinham pouca necessidade de um conjunto de regras a serem impostas. Entretanto, à medida que a ordem monástica (a Sangha) cresceu em número, ela atraiu muitos outros, algum dos quais não tão desenvolvidos espiritualmente. Surgiram problemas concernentes à sua conduta e modo de vida, como participar de atividades dos leigos como um modo de ganhar a vida e sucumbir às tentações dos prazeres sensoriais. Devido a tal situação, o Buddha teve que deixar orientações para os monges e monjas seguirem de forma que pudessem distinguir a diferença entre a vida dos monges e dos leigos. Toda a ordem santa dos monges e monjas era muito organizada em comparação a outras comunidades ascéticas daquela época.

O Buddha prescreveu todas as orientações necessárias para manter a ordem sagrada em todos os aspectos da vida. Quando o Buddha faleceu, tais regras foram coletadas de forma que a Ordem pudesse se organizar ao redor delas. O código de conduta prescrito pelo Buddha pode ser dividido em duas amplas áreas. Há os Códigos Morais Universais, Lokavajja, a maioria dos quais aplicáveis tanto aos membros da Ordem quanto aos laicos e destinados à vida religiosa. Certos outros códigos ou regras disciplinares que podem ser instituídos para fazer frente a dificuldades culturais ou sociais de um país em qualquer momento são chamados Pannatti Vajja. Na primeira categoria estão as Leis Universais que restringiam todas as ações imorais e danosas. A segunda categoria de regras aplicava-se quase que diretamente aos monges e monjas na observância das maneiras, tradições, deveres, costumes e etiqueta. Quebrar os códigos morais pertences a Lokavajja cria má reputação enquanto que a violação dos códigos disciplinares baseados em condições sociais não necessariamente criam mau kamma. Entretanto, são sujeitos à crítica, pois violação de qualquer tipo polui a dignidade da santa Ordem. Essas regras são grandemente baseadas na situação sócio-cultural ou no modo de vida prevalecente na Índia vinte e cinco séculos atrás.

Um comentário em “O Que é Vinaya?

    nodege a. mesquita disse:
    21 fevereiro, 2010 às 11:57 am

    sem comentarios

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s