Transformando a Sociedade

Postado em

Quando a sociedade se transforma, os monges, embora tenham renunciado à vida mundana, não podem permanecer tradicionalistas sem se adaptarem às mudanças. Alguns conservadores não conseguem compreender essa necessidade de mudança e criticam os monges que se adaptam às demandas feitas pela reforma social. Isso não significa, é claro, que os monges possam mudar as regras segundo seu humor e capricho. Quando os monges desejam corrigir até certos preceitos menores, eles devem obter a aprovação de um Conselho da Sangha reconhecido. Individualmente os monges não estão livres para mudar qualquer regra do Vinaya. Tais membros do Conselho da Sangha podem também impor certas sanções contra monges que cometeram sérias violações do código de disciplina e cujo comportamento desacreditou a Sangha. O Buddha instituiu o Conselho a fim de ajudar os monges a evitarem ações prejudiciais e a tentação de uma vida mundana. As regras eram orientações ao invés de leis invioláveis impostas por alguma autoridade divina.

Nos países asiáticos, particularmente, um grande respeito e reverência são prestados aos monges. Os laicos os respeitam como professores de Dhamma e como pessoas religiosas que sacrificaram a vida mundana a fim de levar uma vida santa. É esperado dos monges que se dediquem ao estudo e prática do Dhamma e não façam outro trabalho. Os laicos, portanto, cuidam de seu bem-estar material, ao mesmo tempo em que buscam nos monges uma ajuda para suas necessidades espirituais.

Assim sendo, os monges devem ter uma conduta tal a conquistar o respeito e a reverência do público. Se, por exemplo, um monge é visto num lugar sem reputação, ele será criticado, mesmo se não estiver envolvido em nenhuma ação imoral. Dessa forma, é o dever dos monges evitar certos ambientes inapropriados de forma a manter a dignidade da Ordem Sagrada.

Se um monge não respeita o código disciplinar, os laicos perderão sua confiança neles. Há muitos casos registrados nos Textos Buddhistas quando mesmo durante a época do Buddha, laicos devotos se recusaram a cuidar de monges arrogantes, briguentos ou irresponsáveis. Monges podem ser criticados por fazer certas coisas mundanas que somente laicos tem a liberdade de fazer.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s