Dez Ações Meritórias e Dez Ações Prejudiciais

Postado em Atualizado em

Uma vida afortunada ou desafortunada depende dos méritos e deméritos individuais


A execução de boas ações dá origem ao mérito (punna) uma qualidade que limpa a mente. Se a mente não é mantida em observação, sua tendência é de ser regida por tendências maléficas que levam à execução de más ações e o se envolver em complicações. O mérito purifica a mente das tendências prejudiciais da ganância, ódio e ilusão. A mente gananciosa encoraja uma pessoa a desejar, acumular, colecionar; a mente odiosa nos arrasta para o desgosto e a raiva; e a mente iludida faz com que a pessoa se enrede na ganância e no ódio, acreditando que tais raízes maléficas são corretas e valorosas. Ações demeritórias dão surgimento a mais sofrimento e reduzem as oportunidades de a pessoa conhecer e praticar o Dhamma.

O mérito é importante para nos ajudar ao longo de nossa jornada pela vida. Ele está conectado com o que é bom e benéfico para nós mesmos e para os outros, e pode melhorar a qualidade da mente. Enquanto que a riqueza material que uma pessoa acumula pode ser perdida por roubo, enchente, fogo, confisco, etc., o benefício dos méritos perdura vida após vida e não pode ser perdido, apesar de poder se exaurir se nenhuma tentativa de executar mais méritos for feita. Uma pessoa irá experienciar felicidade aqui e agora, assim como depois, através da execução dos méritos.

O mérito é um grande facilitador: ele abre as portas da oportunidade em todos os lugares. Uma pessoa com méritos terá sucesso em qualquer empreendimento que coloque seu esforço. Se desejar fazer negócios, ela encontrará os contatos e os amigos corretos. Se desejar ser um erudito, será premiada com bolsas e ajudada por mentores acadêmicos. Se desejar progredir na meditação, ela encontrará um professor de meditação habilidoso que a guiará no desenvolvimento espiritual. Os sonhos serão realizados através da graça do tesouro dos méritos. É o mérito que capacita uma pessoa a renascer nos céus e a provê com as condições corretas e o suporte para o atingimento do Nibbana.

Há diversos campos ricos de méritos (recipientes da ação) que dão resultados abundantes para quem executa a boa ação. É o mesmo com um solo pode produzir uma melhor colheita (vamos comparar em solo preto fértil e um solo pedregoso), assim também uma boa ação executada para o benefício de algumas pessoas pode dar surgimento a mais méritos do que para outros. Os campos ricos de méritos incluem a Sangha ou pessoas sagradas, mãe, pai e necessitados. Boas ações executadas para essas pessoas se manifestarão de várias formas e serão uma fonte de muitos resultados maravilhosos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s