Dez Ações Prejudiciais

Postado em Atualizado em

Há 10 ações demeritórias que são aconselhadas de nos mantermos afastados. Tais ações estão enraizadas na ganância, no ódio e na ilusão, e trarão sofrimento para os outros mas especialmente para si mesmo nesta vida e nas próximas. Quando uma pessoa compreende a Lei do Kamma e entende que as más ações trazem maus resultados, ela então irá praticar a Compreensão Correta e evitar executar tais ações.

Há três ações corporais que são karmicamente insalubres. Elas são: (1) matar seres vivos, (2) roubar, e (3) um comportamento sexual ilícito. Essas ações corporais correspondem aos primeiros três dos Cinco Preceitos que as pessoas deveriam seguir.

Os efeitos de matar para quem executa a ação são brevidade da vida, saúde ruim, constante pesar que leva à separação em relação aos serem que se amam e viver em constante medo. As más conseqüências de roubar são pobreza, miséria, desapontamento e uma subsistência dependente. As más conseqüências da conduta sexual inapropriada são ter muitos inimigos, sempre ser odiado e a união com esposas e maridos indesejáveis.

As quatro ações verbais karmicamente insalubres são as seguintes: (1) mentir, (2) difamar e inventar estórias, (3) fala grosseira, e (4) conversa frívola e sem sentido. Com exceção de mentir, as outras ações insalubres executadas pela fala podem ser vistas como extensões do Quarto Preceito.

As más conseqüências de mentir para quem executa a ação são estar sujeito à fala abusiva e à calúnia, ser indigno de confiança e sensações físicas desagradáveis. O mau efeito de caluniar é perder os amigos sem nenhuma causa suficiente. Os resultados da fala grosseira são ser detestado pelos outros e ter uma voz desagradável. Os efeitos inevitáveis da conversa frívola são órgãos corporais defeituosos e uma fala que ninguém presta atenção.

As outras três ações demeritórias são executadas pela mente, e são as seguintes: (1) ambição ou desejos ardentes especialmente por coisas pertencentes a outros, (2) má vontade, e (3) visão incorreta. Essas três ações correspondem às três raízes maléficas da ganância, ódio e ilusão. A não observância do Quinto Preceito de abstenção de intoxicantes pode não apenas levar à execução dessas três ações mentais demeritórias uma vez que a mente esteja intoxicada, mas também às outras ações demeritórias executada pelo corpo e fala.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s