Dez Ações Prejudiciais – 2

Postado em Atualizado em

Os resultados indesejáveis da ambição é a não realização das próprias vontades. As conseqüências da má vontade são a feiúra, as múltiplas doenças e uma natureza detestável. Finalmente, as conseqüências da visão incorreta são os desejos grosseiros, a falta de sabedoria, ser mentalmente lerdo, passar por doenças crônicas e idéias censuráveis.

Uma pessoa deveria sempre executar boas ações e se restringir em relação às ações prejudiciais. Se, entretanto, ela tiver executado uma ação maléfica, é necessário compreender onde cometeu o erro e fazer um esforço para não repetir o engano. Esse é o verdadeiro significado do arrependimento e, somente dessa forma, uma pessoa progredirá ao longo do nobre caminho para a emancipação.

Rezar para ser perdoado é sem significado se, após a reza tiver sido feita, a pessoa continuar a repetir a ação prejudicial. Quem lá está para ‘lavar os pecados de uma pessoa’, exceto ela mesma? Isso tem que começar com a compreensão, o agente maravilhoso de limpeza. Primeiro, compreende-se a natureza da ação e a extensão do prejuízo causado. Em seguida, compreende-se que tal ação é insalubre, aprende-se com ela e se faz a resolução de não repeti-la. Então, muitas ações são feitas para o benefício da parte afetada bem como a outros, tanto quanto possível. Dessa forma, o efeito de uma má ação é superado com um banho de boas ações.

Ninguém que erra, de acordo com o Buddhismo, está além da redenção ou reabilitação, especialmente quando há compreensão e Esforço Correto. Ser seduzido pela crença de que uma pessoa pode ‘lavar’ suas ações prejudiciais através de algum outro meio ‘milagroso’ não é apenas uma mera superstição mas, pior que isso, também não é particularmente útil para o desenvolvimento espiritual da pessoa. Isso fará somente com que ela continue ignorante e moralmente complacente. Essa crença mal disposta, de fato, traz a uma pessoa muito mais dano do que os efeitos tão temidos de uma ação ruim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s