A necessidade da tolerância atualmente – 1

Postado em Atualizado em

“Se uma pessoa tolamente me faz um mal, eu devolverei a ela a proteção de meu amor ilimitado. Quanto maior o mal que venha dela mais boa vontade virá de mim. Sempre emanarei somente a flagrância da bondade” (Buddha)

As pessoas hoje são agitadas, exauridas, preenchidas com o medo e o descontentamento. Elas estão intoxicadas de desejo em adquirir fama, riqueza e poder. Anseiam por gratificação dos sentidos. Elas passam seus dias em medo, suspeita e insegurança. Nesse tempo de turbulência e crise, torna-se difícil para as pessoas coexistirem pacificamente com os outros seres. Há, portanto, uma grande necessidade de tolerância e compreensão no mundo de forma que uma coexistência pacífica entre as pessoas do mundo seja possível.

O mundo tem sangrado e sofrido com a doença do dogmatismo e da intolerância. O solo de muitos países de hoje está ensopado de sangue derramado no altar de várias lutas políticas, da mesma forma que os céus do milênio anterior estavam cobertos com a fumaça dos mártires de várias fé que eram queimados. Seja na religião como na política, as pessoas estão determinadas em uma missão de conquista de poder e agressividade em relação a outras formas de viver a vida. De fato, a intolerância do espírito das cruzadas manchou os anais das religiões.

Olhemos para o século passado com seu grandemente propagado ‘Progresso’ – um século de aparelhos e invenções. A gama de novas invenções científicas e técnicas é impressionante – telefones, motores elétricos, aviões, rádios, televisão, computadores, naves espaciais, satélites e aparatos eletrônicos. Ainda assim, nesse mesmo século vemos que as crianças da terra que desenvolveram todas essas invenções como prova última do progresso, foram as mesmas pessoas que assassinaram milhões de outras com suas baionetas, balas e bombas. Em meio a todo esse grande ‘progresso’, onde está o espírito de tolerância? Onde está o amor do qual muitas religiões falam?

2 comentários em “A necessidade da tolerância atualmente – 1

    Frederico Toledo disse:
    8 setembro, 2009 às 11:32 am

    Lindo.
    É isso que sinto que estou sem saber muito como sendo ensinado. Dar flores em troca do chumbo.

    Paz e Tolerância | My great WordPress blog disse:
    28 abril, 2014 às 3:34 pm

    […] A necessidade da tolerância atualmente – 1 […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s