A necessidade da tolerância atualmente – 2

Postado em Atualizado em

As pessoas hoje estão interessadas em explorar o espaço. Mas são totalmente incapazes de viver na terra como vizinhos em paz e harmonia. O medo de que os humanos irão mais cedo ou mais tarde profanar a lua e outros planetas é hoje bem real.

Por causa do ganho material, a modernidade viola a natureza. As atividades mentais das pessoas estão tão preocupadas em satisfazer seus prazeres que são incapazes de focar ou mesmo entender o propósito da vida. Esse comportamento não natural dos seres humanos atuais é o resultado de sua concepção errônea da vida humana e de seu objetivo último. Criamos mais frustração, medo, insegurança, intolerância e violência.

De fato, a intolerância hoje é ainda praticada em nome da religião. Pessoas meramente falam de religião e prometem prover atalhos para o paraíso, mas não estão interessadas em praticá-la. Se os cristãos viverem pelo Sermão da Montanha, se os buddhistas seguirem o Nobre Caminho Óctuplo, se os muçulmanos realmente seguirem o conceito de Irmandade e se os hindus moldarem suas vidas em unidade, definitivamente haverá paz e harmonia neste mundo. Apesar dos inestimáveis Ensinamentos dos grandes mestres religiosos, as pessoas ainda não compreenderam o valor da tolerância. A intolerância que é praticada em nome da religião é a mais desonrada e deplorável.

O conselho do Buddha é: ‘Vivamos felizes, não odiando aqueles que nos odeiam. Em meio aos que nos odeiam, vivamos livres do ódio. Vivamos felizes e livres da doença. Vivamos felizes e livres da ganância, em meio àqueles que são gananciosos’ (Dhammapada 197, 200).

2 comentários em “A necessidade da tolerância atualmente – 2

    Daniel F. Silva disse:
    16 agosto, 2009 às 10:42 am

    Realmente é necessário tolerância e firmeza para não cair nas “ondas” que movimentam a sociedade.
    O verso do Dhammapada é brilhante, especialmente quando fala em viver livre da ganância em meio aqueles que são gananciosos. Quantos problemas o planeta está enfrentando por causa de tanta ganância?
    Que todos nós possamos estar livres da ganância, do ódio e da ilusão.

    Paz e Tolerância | Folhas no Caminho disse:
    28 abril, 2014 às 3:46 pm

    […] A necessidade da tolerância atualmente – 2 […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s