Ritos Fúnebres Buddhistas

Postado em Atualizado em

Práticas funerárias buddhistas apropriadas são serviços religiosos simples, solenes e dignos

Tal como praticado em muitos países buddhistas, um funeral buddhista é simples, solene e digno. Infelizmente, algumas pessoas incluíram muitos itens desnecessários e estrangeiros e práticas supersticiosas nos ritos fúnebres. Os itens e práticas estrangeiros variam de acordo com as tradições e costumes do povo. Os rituais foram introduzidos no passado por pessoas que não podiam entender a natureza da vida, a natureza da morte e o que seria da vida após a morte. Quando tais idéias foram incorporadas como práticas ‘buddhistas’, os críticos começaram a condenar o Buddhismo por causa de seus ritos funerários caros e sem sentido. Se tivessem se aproximado de pessoas certas que tivessem estudado os Ensinamentos reais do Buddha e da tradição buddhista, teriam recebido ensinamentos sobre como executar os ritos fúnebres buddhistas de forma correta. É uma pena que uma má impressão foi criada de que os buddhistas encorajam as pessoas a gastarem dinheiro e tempo em ritos e rituais desnecessários. Deve ser claramente compreendido que o Buddhismo não tem nada a ver com tais práticas adulteradas.

Os buddhistas não focam particularmente se o corpo será enterrado ou cremado. Em muitos países buddhistas, a cremação é o costume. Por razões higiênicas e econômicas é aconselhável cremar. Hoje, a população no mundo está aumentando e se continuamos a ter cadáveres ocupando terra valiosa, então um dia toda a terra disponível restante será ocupada pelos mortos e os vivos não terão lugar para viver.

Há ainda algumas pessoas que se opõem à cremação dos cadáveres. Elas dizem que a cremação é contra a lei de Deus, da mesma forma que se opuseram a muitas outras coisas no passado. Levará algum tempo para que elas compreendam que a cremação é muito mais apropriada e efetiva do que um enterro.

Além disso, os buddhistas não acreditam que alguém virá um dia e acordará os espíritos das pessoas mortas ou dará vida às cinzas depositadas numa urna, decidindo quem deverá ir para o céu e quem deverá ir para o inferno.

A consciência ou a energia mental da pessoa morta não tem conexão com o corpo deixado para trás, com seu esqueleto ou suas cinzas. Um corpo morto é simplesmente uma casa vazia, velha e apodrecida que a vida da pessoa falecida ocupava. O Buddha o chamava de ‘tronco inútil’. Muitas pessoas acreditam que se o morto não tiver um funeral apropriado ou se uma lápide santificada não for colocada sobre a sepultura, então a alma do morto irá vagar pelos quatro cantos do mundo, chorando e gemendo, e algumas vezes até mesmo retornando para perturbar os parentes. Tal crença não pode ser encontrada em nenhuma parte no Buddhismo.

Algumas pessoas acreditam que se o corpo morto ou as cinzas da pessoa morta forem enterrados ou guardados num lugar em particular através do gasto de uma grande soma de dinheiro, a pessoa falecida será beneficiada.

Se realmente quisermos honrar uma pessoa que morreu, deveríamos fazer algumas ações meritórias, como fazer doações para causas merecedoras e atividades de caridade ou religião, em memória dos que partiram, e não através da realização de rituais e ritos caros.

Os buddhistas acreditam que quando uma pessoa morre, o renascimento acontecerá em algum lugar de acordo com suas boas ou más ações. Tanto quanto uma pessoa possua a ânsia pela existência, ela experienciará o renascimento. Somente os Arahants, que ultrapassaram todas as paixões, não terão mais renascimentos e assim, após a morte, atingirão seu objetivo final, o Nibbana.

Um comentário em “Ritos Fúnebres Buddhistas

    nodege a. mesquita disse:
    21 fevereiro, 2010 às 10:51 am

    É o que falta no budismo……..divulgaçao.
    parabéns.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s