Porque tomamos Refúgio no Buddha – 4

Postado em Atualizado em

Em outras religiões, as pessoas adoram seu Deus pedindo por favores a serem concedidos a eles. Os buddhistas não adoram o Buddha pedindo por favores mundanos, mas eles O respeitam por Sua suprema conquista. Quando os buddhistas respeitam o Buddha, eles estão indiretamente elevando suas próprias mentes para que um dia possam também conquistar a mesma iluminação para servir a humanidade se aspirarem a se tornar um Buddha. Uma vez que o Buddha foi um ser humano, Suas experiências e conquistas estão ao alcance de todos os mortais. Os ensinamentos do Buddha são para todos nós e, certamente, não estão além de nossas capacidades enquanto mortais comuns.

Os buddhistas respeitam o Buddha como seu mestre. Entretanto, esse respeito não implica num apego ou numa dependência em relação ao Mestre. Esse tipo de respeito está de acordo com Seu Ensinamento como se segue:

‘Monges, mesmo que um monge segurasse a ponta de Meu manto externo e andasse bem perto de mim, passo a passo, ainda assim, se fosse cheio de paixões, fortemente apegado aos prazeres dos sentidos, malevolente no pensamento, de mente e propósitos corruptos, de vigilância confusa, sem atenção e não contemplativo, disperso na mente, com faculdades sensoriais descontroladas, então, ele estaria distante de Mim e Eu distante dele’.

‘Monges, mesmo que um monge vivesse cem milhas distante, mas ainda assim, se não fosse cheio de paixões, não fortemente apegado aos prazeres dos sentidos, não malevolente no pensamento, sem a mente e propósitos corruptos, de vigilância firmemente estabelecida, atento, contemplativo, seus pensamentos bem focados, controlado quanto as suas faculdades sensoriais, então, ele estaria perto de Mim e Eu perto dele’ (Samyutta Nikaya).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s