O Significado da Oração

Postado em Atualizado em

A natureza é imparcial; ela não pode ser bajulada por orações. Ela não provê nenhum favor especial por meio de pedidos.

De acordo com o Buddhismo, os humanos são mestres de si mesmos em potencial. Somente por causa de sua profunda ignorância eles fracassam em perceber seu completo potencial. Uma vez que o Buddha mostrou esse poder escondido, as pessoas devem cultivar suas mentes e tentar desenvolvê-las pela compreensão de suas habilidades inatas.

Uma história irá ilustrar esse ponto. Uma águia certa vez colocou um ovo num ninho de uma galinha. A galinha o chocou junto de seus próprios. Os bebês então seguiram a galinha à medida que ela os ensinava a focar a atenção sobre o chão à procura de alimento. A pequena águia, pensando que era uma galinha, fazia o mesmo. Um dia, entretanto, ela viu uma águia voando lá no alto do céu, e decidiu fazer o mesmo. As outras galinhas riram dela, mas ela não se importou. Todos os dias perseverou até que um dia se tornou forte o bastante e alçou vôo, tornando-se um senhor dos céus, enquanto as outras galinhas continuaram sua vida no chão. Devemos pensar como uma águia.

O Buddhismo dá total responsabilidade e dignidade aos seres humanos. Ele faz deles seu próprio mestre. De acordo com o Buddhismo, nenhum ser está sentado lá no alto para julgar sobre suas obras e destino. Isso significa que nossa vida, nossa sociedade, nosso mundo, são o que você e eu queremos fazer deles, e não o que deseja algum outro ser desconhecido.

Lembrem-se de que a natureza é imparcial; ela não pode ser bajulada por orações. A natureza não provê nenhum favor especial por meio de pedidos. Assim, no Buddhismo, a oração é uma meditação que tem a autotransformação como seu objetivo. A oração na meditação atua como uma ajuda no recondicionamento da própria natureza. É a transformação da própria natureza interior feita pela purificação das três faculdades – pensamento, palavra e ato. Através da meditação podemos compreender que “nos tornamos o que pensamos”, de acordo com as descobertas da psicologia. Quando oramos, experienciamos algum alívio em nossas mentes; é o efeito psicológico daquilo que criamos através de nossa fé e devoção. Após recitar certos versos também experienciamos o mesmo resultado. Nomes ou símbolos religiosos são importantes na medida em que ajudam a desenvolver a devoção e a confiança, mas nunca devem ser considerados como fins em si mesmos.

Um comentário em “O Significado da Oração

    […] tradução para o português do livro de autoria do Ven. Dr. K. Sri Dhammananda, os títulos  “O Significado da Oração” , “O Significado da Oração II” , e principalmente “Adoradores de […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s