Meditação

Postado em Atualizado em

A meditação é a abordagem psicológica para a cultura mental, treinamento e purificação.

Em lugar da oração, os buddhistas praticam a meditação para a cultura mental e para o desenvolvimento espiritual. Ninguém pode atingir o Nibbāna ou a salvação sem desenvolver a mente através da meditação. Qualquer quantidade de somente ações meritórias não levará uma pessoa a atingir o objetivo final sem a purificação mental correspondente. Naturalmente, a mente não treinada é bastante ardilosa e convence as pessoas a cometerem o mal e a se tornarem escravas dos sentidos. Imaginação e emoções sempre enganam o homem se sua mente não está treinada apropriadamente. Aquele que sabe como praticar a meditação será capaz de controlar sua própria mente quando ela for enganada pelos sentidos.

A maior parte das dificuldades com as quais nos defrontamos atualmente é devida a uma mente não treinada e não educada. Já foi constatado que a meditação é o remédio para males físicos e mentais do homem. Autoridades médicas e grandes psicólogos do mundo dizem sempre que a frustração mental, preocupações, misérias, ansiedades, tensão e medo são as causas de muitas doenças, úlceras estomacais, gastrite, problemas nervosos e doença mental. E mesmo doenças latentes serão agravadas sob tais condições mentais.

Quando o ‘eu’ consciente se agita demais, se preocupa demais, ou sofre por tempo demais ou muito intensamente, então problemas se desenvolvem no corpo. Úlceras gástricas, tuberculose, doenças coronarianas e uma quantidade de desordens funcionais são os produtos do desequilíbrio mental e emocional. No caso de crianças, males dentários e defeitos na visão são freqüentemente relacionados a desordens emocionais.

Muitas dessas doenças e desordens podem ser evitadas se as pessoas pudessem gastar uns poucos minutos por dia a fim de acalmarem seus sentidos pela prática da meditação. Muitas pessoas não acreditam nisso ou são por demais preguiçosas para praticarem a meditação por falta de compreensão. Algumas pessoas dizem que a meditação é somente uma perda de tempo. Devemos nos lembrar que todo mestre espiritual nesse mundo atingiu o ponto mais alto de sua vida através da prática da meditação. Eles são honrados atualmente por milhões de pessoas porque prestaram um tremendo serviço à humanidade, devido a seu conhecimento e paciência supremos obtidos através da prática da meditação.

Anúncios

Um comentário em “Meditação

    moysés baptista rodrigues filho disse:
    20 julho, 2010 às 10:22 am

    pratico meditação a mais de vinte anos e posso atestar os excelentes resultados dessa prática. A meditação transforma nossa mente. Através dela, me libertei do estresse, não tenho raiva e sinto um imenso prazer de viver. Mas é preciso determinação, pois nada se consegue sem esforço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s