Natureza da Vida Moderna – I

Postado em Atualizado em

Vivemos hoje num mundo em que as pessoas têm que trabalhar muito, tanto física como mentalmente. Sem trabalho duro, não há lugar para as pessoas na sociedade moderna. Muito freqüentemente, a competição acirrada ocorre por todos os cantos. Cada qual tenta vencer o outro em todas as esferas da vida e o homem não tem descanso de forma alguma. A mente é o núcleo da vida. Quando não há paz verdadeira e descanso mental, toda a vida entra em colapso. As pessoas naturalmente tentam superar suas misérias através do agradar os sentidos: bebem, apostam, cantam e dançam – todo o tempo com a ilusão de que estão desfrutando da verdadeira felicidade da vida. O estímulo sensorial não é a forma verdadeira de relaxar. Quanto mais tentamos agradar os sentidos, mais nos tornamos escravos deles. Não haverá fim para nossa ânsia por satisfação. O modo verdadeiro de relaxar é acalmar os sentidos por meio do controle da mente. Se pudermos controlar a mente, seremos então capazes de controlar tudo. Quando a mente é totalmente controlada e purificada, é livre das perturbações mentais. Quando a mente é livre das perturbações mentais, podemos ver muitas coisas que outros não podem ver com seus olhos nus. Em última análise, seremos capazes de atingir nossa salvação e encontrar paz e felicidade.

Para praticar a meditação, precisamos ter uma forte determinação, esforço e paciência. Resultados imediatos não podem ser esperados. Devemos nos lembrar que leva muitos anos para uma pessoa estar qualificada como médico, advogado, matemático, filósofo, historiador ou cientista. Da mesma forma, para ser um bom meditante levará algum tempo a fim de controlar a mente esquiva e acalmar os sentidos. Praticar a meditação é como nadar num rio contra a correnteza. Assim, não se deve perder a paciência por não ser capaz de obter resultados rápidos. Ao mesmo tempo, o meditante deve também cultivar sua moralidade. Um lugar adequado para meditar é outro aspecto importante. O meditante deve ter um objeto para sua meditação, pois sem um objeto a mente evasiva não é fácil de ser capturada. O objeto não deve criar desejo, raiva, ilusão e emoção na mente do meditante.

7 comentários em “Natureza da Vida Moderna – I

    nelson disse:
    24 outubro, 2008 às 10:52 am

    Como assim OBJETO?
    Que objeto?

    Josiane disse:
    24 outubro, 2008 às 1:58 pm

    Nelson: o objeto, pelo q entendi, é algo para se concentrar na meditação, assim como respiração por exemplo…

    Jésus disse:
    24 outubro, 2008 às 10:25 pm

    Ao meditar temos que ter um objeto virtuoso que ao ser contemplado nos leva a uma mente serena e se a mente continuar agitada,
    entenderemos que este objeto não é virtuoso

    Jésus disse:
    24 outubro, 2008 às 10:39 pm

    Tudo depende da mente, mas não se pode confundir mente com cérebro, a mente não é material e através dela podemos identificar o estado em que alguém se encontra feliz ou triste clara ou confusa.

    Celso Carrera disse:
    25 outubro, 2008 às 3:56 pm

    Existem muitos “objetos” para serem escolhidos para uma pratica meditativa, a mais comun é a respiração e todo seu percurso, pode-se tambem acompanhar sua ação no corpo, por ex. pelo levantar e o abaixar do abdomen.
    O importante é perceber as sensações que a respiração faz ao nosso corpo.
    Um objeto viutuoso, poderia trazer ao meditante um apego o que acho, não recomendavel.

    Gabrak disse:
    25 outubro, 2008 às 10:09 pm

    Objeto,mas não no sentido material de uma manufatura, material ou peça ou substancia concreta, coisa ou artigo para venda.
    Objeto como meta, mira,fim propósito objetivo designio, o ponto de convergencia duma atividade.
    Exemplo: A filosofia Hindu era objeto de suas meditações.
    O que pode apresentar-se a percepção com um carater fixo estavel, para poder ser compreendido estudado direcionando prendendo a mente ao seu entendimento.

    Eduardo Lenz disse:
    26 outubro, 2008 às 7:26 am

    Ricardo,
    Excelente texto!
    Obrigado!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s