Natureza da Vida Moderna – II

Postado em Atualizado em

Quando começamos a meditar, levamos a mente desde o velho modo imaginativo de pensar – o pensamentos habitual – para um novo modo desimpedido ou não-usual de pensar. Enquanto meditamos, inspirando vigilantemente, absorvemos a energia do cosmos. Enquanto expiramos vigilantemente com mettā – bondade amorosa – purificamos a atmosfera. O intelecto é necessário para a superação da confusão emocional e espiritual, enquanto a intuição é necessária para superar a limitação intelectual e a abstração conceitual.

A maior parte de nosso tempo gastamos com nosso corpo: alimentamos, vestimos, limpamos, lavamos, embelezamos e relaxamos o corpo; mas quanto tempo gastamos com nossa mente para o mesmo propósito?

Algumas pessoas tomam a Imagem do Buddha como um objeto e se concentram nela. Alguns se concentram na inspiração e na expiração. Seja qual for o método, se qualquer um tenta praticar a meditação, ele certamente encontrará o relaxamento. A meditação o ajudará muito a ter uma saúde física e mental, bem como a controlar a mente quando necessário.

O homem pode prestar um serviço maior à sociedade simplesmente se abstendo do mal. A mente cultivada que é desenvolvida por meio da meditação realiza um serviço muito útil aos outros. A meditação não é simplesmente uma perda do valioso tempo do homem. A mente avançada de um meditante pode resolver tantos problemas humanos e é muito útil para iluminar os outros. A meditação é muito útil para ajudar uma pessoa a viver pacificamente, apesar das várias perturbações tão prevalecentes neste mundo moderno. Não se pode esperar de nós que nos retiremos para uma mata ou floresta para viver em torres de marfim – ‘longe da louca multidão’. Praticando a meditação correta podemos ter um refúgio para um esquecimento temporário. A meditação tem o propósito de treinar uma pessoa a fim de enfrentar, compreender e conquistar esse próprio mundo no qual vivemos. A meditação nos ensina a nos ajustarmos a fim de suportar os numerosos obstáculos da vida no mundo moderno.

Algumas pessoas praticam a meditação a fim de satisfazer seus desejos materiais; elas querem aumentar seus ganhos materiais. Querem usar a meditação para conseguir melhores empregos. Querem ganhar mais dinheiro ou operar seus negócios mais eficientemente. Talvez falhem em entender que o objetivo da meditação não é aumentar, mas diminuir os desejos. Motivos materialistas dificilmente são adequados para a meditação apropriada, para o objetivo que se encontra além dos afazeres do mundo. É preciso meditar para tentar atingir algo que mesmo o dinheiro não pode comprar ou trazer.

Um comentário em “Natureza da Vida Moderna – II

    Maria de Fátima Barbosa disse:
    14 novembro, 2008 às 4:22 pm

    Achei a frase do texto muito interessante” o objetivo da meditação é diminuir os desejos. É muito importante nos disciplinarmos para meditarmos, não temos verdadeira consciência da sua real importância, e do quanto faz bem para nós e para os outros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s