Adoradores de Ídolos? – 3

Postado em Atualizado em

As imagens do Buddha nada mais são que representações simbólicas de Suas grandes qualidades. Não é algo fora do normal que o profundo respeito pelo Buddha tenha sido expresso em belíssimas formas de arte e escultura como o mundo jamais conheceu. É difícil entender porque alguns menosprezam aqueles prestam homenagem a imagens que representam santos mestres religiosos.

A imagem calma e serena do Buddha tem sido um conceito padrão de beleza ideal. A imagem do Buddha é o bem mais precioso compartilhado pela cultura asiática. Sem a imagem do Buddha, onde encontraríamos uma personalidade serena, radiante e espiritualmente emancipada?

Mas a imagem do Buddha é apreciada não somente pelos asiáticos ou buddhistas. Anatole France, em sua autobiografia, escreveu: ‘No dia primeiro de maio de 1890, o acaso me levou a visitar o Museu de Paris. Lá, no silêncio e na simplicidade dos deuses da Ásia, meus olhos recaíram sobre a estátua do Buddha que incentivava a humanidade sofredora a desenvolver o entendimento e a compaixão. Se algum deus já andou sobre essa terra, eu senti que era Ele. Senti-me como me ajoelhando a Ele e orando a Ele como a um Deus’.

Certa vez um general deixou uma imagem do Buddha como um legado a Winston Churchill. O general disse: ‘Se alguma vez sua mente se perturbar e ficar confusa, quero que olhe para essa imagem e se conforte’. O que é isso que faz a mensagem do Buddha ser tão atraente para as pessoas que cultivaram seus intelectos? Talvez a resposta possa ser vista na serenidade da imagem do Buddha.

Um comentário em “Adoradores de Ídolos? – 3

    […] e principalmente “Adoradores de Ídolos? 1″ , “Adoradores de Ídolos? 2“, “Adoradores de Ídolos? 3″ e “Adoradores de […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s