O Significado Religioso do Jejum

Postado em Atualizado em

Muitas pessoas no mundo enfrentam a morte prematura devido à alimentação excessiva

No Buddhismo, o jejum é reconhecido como um dos métodos para a prática do autocontrole. O Buddha aconselhou aos monges para não comerem alimentos sólidos após o meio-dia. Os laicos que observam os Oito Preceitos nos dias de lua cheia também se abstêm de qualquer alimento sólido após o meio-dia.

Os críticos, por vezes, julgam tais práticas como manias religiosas. Elas não são manias religiosas, mas práticas baseadas num insight moral e psicológico.

No Buddhismo, o jejum é um estágio inicial para a autodisciplina destinada a conquistar o autocontrole. Em todas as religiões há um sistema de jejum. Jejuando e sacrificando uma refeição ao dia, ou por um período qualquer, podemos contribuir com nosso alimento para aqueles que estão famintos ou que não têm nem mesmo uma refeição apropriada por dia.

Um homem que come muito’, escreve Leo Tolstoy, ‘não consegue lutar contra a preguiça, enquanto que um homem glutão e desocupado jamais será capaz de enfrentar a paixão sexual. Portanto, de acordo com todos os ensinamentos morais, o esforço dirigido ao autocontrole começa com uma luta contra a paixão da gula – começa com o jejum. Como a primeira condição para uma boa vida é o autocontrole, assim a primeira condição de uma vida de autocontrole é o jejum’.

Em vários países, sábios que praticam o autocontrole começam com um sistema de jejum regulado e são bem sucedidos em atingir inacreditáveis alturas na espiritualidade. Um asceta foi chutado e torturado, suas mãos e pés foram cortados sob as ordens de um rei imoral, mas o asceta, de acordo com a história buddhista, suportou a tortura com equanimidade e sem a menor raiva ou ódio. Tais pessoas religiosas desenvolveram seu poder mental por meio da restrição quanto à indulgência sensual.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s