A Lua e as Observâncias Religiosas

Postado em Atualizado em

Os eventos notáveis na vida do Buddha ocorreram em dias de lua cheia

Muitas pessoas gostariam de conhecer o significado religioso dos dias de lua cheia e de lua nova. Para os buddhistas, há um significado especial para os dias de lua cheia pois certos eventos importantes e notáveis conectados à vida do Senhor Buddha tiveram lugar nesses dias. O Buddha nasceu em um dia de lua cheia. Sua renúncia ocorreu numa lua cheia. Sua Iluminação, Seu primeiro sermão, Sua passagem para o Nibbāna e muitos outros eventos importantes associados com Sua vida de 80 anos, ocorreram em dias de lua cheia.

Os buddhistas de todo o mundo têm uma alta consideração por esses dias. Eles os celebram com fervor religioso por meio da observação dos preceitos, prática da meditação e se mantendo afastados da vida mundana sensual. Nesse dia, eles dirigem sua atenção para o desenvolvimento espiritual. Além dos buddhistas, entende-se que outros religiosos também acreditam em algum significado religioso relacionado às várias fases da lua. Eles também observam certas disciplinas religiosas, tais como o jejum e a prece nos dias de lua cheia.

Antigas crenças na Índia dizem que a lua é a controladora das águas, e ao circular pelo universo, sustentando todas as criaturas vivas, ela é a contraparte, na Terra, da bebida celestial, ‘amṛta’, o néctar dos deuses. Orvalho e chuva se tornam a seiva vegetal, a seiva se torna o leite da vaca, e o leite é então convertido no sangue – água de Amṛta, seiva, leite e sangue, representam apenas diferentes estados de um mesmo elixir. O receptáculo ou taça desse fluido imortal é a lua.

Acredita-se que a lua, como os outros planetas, exerça uma influência, em grau considerável, sobre os seres humanos. Foi observado que pessoas sofrendo de problemas mentais invariavelmente têm suas paixões e emoções afetados durante os dias de lua cheia. A palavra ‘lunático’, derivada da palavra ‘lunar’ (da lua), é bastante significativa e indica muito claramente a influência da lua sobre a vida humana. Algumas pessoas, sofrendo de várias formas de doença, invariavelmente vêem suas doenças agravadas durante tais períodos. Pesquisadores têm descoberto que certas fases da lua não somente afetam humanos e animais, mas também influenciam a vida das plantas e outros elementos. Marés baixas e altas são um resultado direto da tremenda influência da lua.

Nosso corpo humano consiste de cerca de setenta por cento de líquido. É aceito pelos médicos que nossos fluidos corporais fluem mais livremente no período da lua cheia. Pessoas que sofrem de asma, bronquite e mesmo algumas doenças de pele, têm suas doenças agravadas sob a influência da lua. Mais de cinco mil anos atrás, as pessoas já reconheciam a influência da lua nas plantações. Os fazendeiros observavam atentamente a influência da lua em suas colheitas. Eles sabiam que certos grãos e lavouras seriam afetados se a floração ocorresse durante um período de lua cheia. A ciência médica comprovou também as diferentes reações a certos medicamentos sob diferentes fases da lua, devido à influência desta nos seres humanos.

Em vista da possível influência da lua, os antigos sábios aconselhavam as pessoas a se absterem de vários compromissos nesse dia em particular, mantendo-se relaxadas nesses dias. Elas eram aconselhadas a relaxarem suas mentes e devotarem seu tempo a tarefas espirituais. Todos aqueles que desenvolveram suas mentes até um certo nível podem atingir a iluminação uma vez que o cérebro está num estado desperto. Aqueles que não treinaram suas mentes por meio de uma disciplina religiosa estão propensos a se sujeitarem à forte influência da lua. O Buddha atingiu Sua Iluminação num dia de lua cheia pois tinha desenvolvido e harmonizado sua mente corretamente durante um longo período.

Anúncios

2 comentários em “A Lua e as Observâncias Religiosas

    Babu disse:
    13 agosto, 2010 às 11:09 am

    gostaria de receber as atualizações

    Francisco songo disse:
    13 junho, 2012 às 4:44 am

    Sem todas noites de lua cheia a maior ejitacao nas festas as pessoas usam muito alcool, drogas e muita violencia e algumas veses guera mortes. e nao e o proposito quando a lua e cheia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s