Homem e Religião

Postado em Atualizado em

O homem é o único ser vivo nesse mundo que descobriu a religião e executa atos de veneração e oração

O homem desenvolveu a religião de maneira a satisfazer seu desejo de entender a vida dentro de si e no mundo lá fora. As primeiras religiões tiveram origem animista, e surgiram do medo do desconhecido e do desejo do homem em aplacar as forças que pensava habitar objetos inanimados. Com o tempo, essas religiões passaram por mudanças, moldadas conforme os ambientes geográfico, histórico, sócio-econômico, político e intelectual existente na época.

Muitas dessas religiões se tornaram organizadas e florescem até hoje, sustentadas por uma grande massa de devotos. Muitas pessoas sentem-se atraídas a religiões organizadas por causa da pompa e cerimônia, enquanto outras preferem praticar sua própria religião pessoal, venerando interiormente seus mestres religiosos e aplicando princípios morais em sua vida diária. Por causa da importância da prática, cada religião clama ser um modo de vida, e não meramente uma fé. Em razão de suas várias origens e caminhos de desenvolvimento porque passaram, não é surpreendente notar que as religiões do homem sejam tão diferentes em suas abordagens, no entendimento e interpretação de seus seguidores, nos seus objetivos e como ele pode ser alcançado, bem como em seus conceitos de recompensa e punição pelas ações executadas.

Em termos de abordagem, as práticas religiosas podem estar baseadas na fé, no medo, na racionalidade ou na não-violência. A fé forma a base de muitas práticas religiosas que se desenvolveram a fim de superar o medo do homem e satisfazer suas necessidades. Uma religião de milagres ou poderes místicos explora tal medo, que surge da ignorância, e faz promessas de ganho material baseado na ganância. Uma religião de devoção é baseada na emoção e no medo do sobrenatural que, assim se acredita, pode ser apaziguado através de ritos e rituais. Uma religião de fé é baseada no desejo em ganhar confiança em face da incerteza da vida humana e de seu destino.

Algumas práticas religiosas cresceram como um resultado do desenvolvimento do conhecimento, experiência e sabedoria do homem. A abordagem racional da religião foi adotada nesse caso, incorporando os princípios de valor humano e de leis naturais ou universais. É baseada no humanismo e se concentra no cultivo das qualidades humanas. Uma religião de causa e efeito ou kamma é baseada no princípio de auto-ajuda e assume que somente o indivíduo é responsável por sua própria felicidade e sofrimento, bem como por sua salvação. Uma religião de sabedoria é baseada na aplicação da razão e busca compreender a vida e a realidade das condições mundanas por meio do conhecimento analítico.

Não-violência e boa-vontade são elementos comuns encontrados na religião. Uma religião de paz é baseada no princípio de não causar dano a si mesmo e aos outros, e seus seguidores devem cultivar uma vida harmoniosa, generosa e pacífica. Uma religião de boa-vontade ou bondade amorosa é baseada no sacrifício e serviço na direção do bem-estar e felicidade dos outros.

5 comentários em “Homem e Religião

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    24 setembro, 2007 às 10:31 am

    […] Homem e Religião […]

    Dani disse:
    30 junho, 2009 às 12:41 pm

    “O homem é para a religião assim como a água é para o mundo”

    Célia Dutra Viana disse:
    29 fevereiro, 2012 às 2:43 pm

    Apenas deixarei um comentário. Foi a primeira vez li a respeito da religião Budista e achei muito interessante, pois a meus ólhos não é muito diferente do que penso, apesar de já ter escutado histórias, hiper absurdas em relação ao Budismo. Vejo que é uma religião como muitas outras, devendo ser olhada com carinho e maior atenção.

    luiz antonio da silva disse:
    23 junho, 2012 às 3:41 pm

    O homem, creio eu, pesa em sua consciência um quê de criatura, ou seja, mesmo não admitindo uma religião, vai passar sua existência negando isso.

    belina soares disse:
    29 junho, 2012 às 4:51 pm

    O homem é para religiao assim com a religiao é para o homem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s