Desenvolvimento Moral e Espiritual

Postado em Atualizado em

Sem um fundo espiritual, o homem não tem responsabilidade moral: o homem sem responsabilidade moral torna-se um perigo para a sociedade

O Buddhismo tem sido um farol admirável guiando muitos devotos para a salvação da eterna bênção. O Buddhismo é especialmente necessário no mundo hoje, tomado que está pelos mal-entendidos raciais, econômicos e ideológicos. Esses mal-entendidos podem nunca ser efetivamente sanados até que o espírito de benevolente tolerância seja estendido aos outros. Esse espírito pode ser melhor cultivado sob a direção do Buddhismo, o qual inculca uma cooperação ético-moral para o bem universal.

Sabemos que é fácil aprender os vícios sem um mestre, enquanto que a virtude requer um tutor. Há uma grande necessidade do ensinamento sobre a virtude através dos preceitos e exemplos. Sem um fundo espiritual, o homem não tem responsabilidade moral: o homem sem responsabilidade moral torna-se um perigo para a sociedade.

No Ensinamento do Buddha, é dito que o desenvolvimento espiritual do homem é mais importante do que o desenvolvimento do bem-estar material. A história nos ensinou que não podemos esperar o ganho tanto da felicidade mundana quanto da Felicidade eterna ao mesmo tempo. As vidas da maioria das pessoas são geralmente reguladas pelos valores espirituais e princípios morais que somente a religião pode efetivamente prover. A interferência governamental nas vidas das pessoas torna-se comparativamente desnecessária se homens e mulheres puderem compreender o valor da devoção e puderem praticar os ideais de verdade, justiça e serviço.

A virtude é necessária para atingir a salvação, mas sozinha não é suficiente. A virtude deve ser combinada com a sabedoria. Virtude e sabedoria são como o par de asas de um pássaro. A sabedoria pode também ser comparada aos olhos de um homem; a virtude, a seus pés. A virtude pode ser comparada a um veículo que traz o homem até aos portões da salvação. Mas a sabedoria é a chave de fato que abre esse portão. A virtude é uma parte da técnica para uma vida habilidosa e nobre. Sem nenhuma disciplina ética, não pode haver uma purificação das impurezas da existência senciente.

O Buddhismo não consiste meramente de palavras desconexas, um mito relatado para entreter a mente humana ou para satisfazer a emoção humana, mas um método libertador e nobre para aqueles que sinceramente queiram entender e experienciar a realidade da vida.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s