A Idéia de Deus e a Criação

Postado em Atualizado em

À medida que cada religião apareceu e se desenvolveu a partir da idéia de Deus, a religião desenvolveu sua própria explicação particular da criação. Assim, a idéia de Deus se tornou associada a vários mitos. As pessoas usaram a idéia de Deus como um veículo para suas explicações sobre a existência do homem e a natureza do universo.

Hoje, homens inteligentes que cuidadosamente revisaram todos os fatos disponíveis, chegaram à conclusão de que, como a idéia de Deus, a criação dos mitos deve ser considerada como uma evolução da imaginação humana que começou com mal-entendimento do fenômeno da natureza. Tais mal-entendidos estiveram enraizados no medo e na ignorância do homem primitivo. Mesmo hoje, o homem ainda retém suas interpretações primitivas da criação. À luz do pensamento científico recente, a definição teológica de deus é vaga e, daí, não ter lugar nas teorias ou mitos contemporâneos da criação.

Se o homem é criado por uma fonte externa, então, ele deve pertencer àquela fonte e não a ele mesmo. De acordo com o Buddhismo, o homem é responsável por tudo o que faz. Assim, os buddhistas não têm motivo para acreditar que o homem veio à existência na forma humana por meio de quaisquer fontes externas. Acreditam que o homem está aqui hoje por causa de suas próprias ações. Nem é punido nem recompensado por ninguém exceto por ele mesmo, de acordo com sua própria ação: boa e má. No processo da evolução, o ser humano surgiu. Entretanto, não há nenhuma palavra do Buddha que sustente a crença de que o mundo foi criado por alguém. A descoberta científica do desenvolvimento gradual do sistema mundial se conforma aos Ensinamentos do Buddha.

Anúncios

Um comentário em “A Idéia de Deus e a Criação

    Índice « No Que Os Buddhistas Acreditam disse:
    24 setembro, 2007 às 10:32 am

    […] A Idéia de Deus e a Criação […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s